Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Capoeira Infantil da Univasf está com inscrições abertas para turmas da manhã

publicado: 07/03/2023 11h45 última modificação: 07/03/2023 11h45
Júlia Mendes

A formação esportiva é de grande importância, tanto pela saúde quanto pela educação. Em virtude disso, o Programa de Educação Tutorial em Educação Física (PET-Educação Física), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove o Projeto Capoeira Infantil, que realiza aulas de capoeira para crianças de 3 a 11 anos gratuitamente na Universidade. Há 40 vagas disponíveis distribuídas entre as turmas da manhã.

As inscrições devem ser realizadas pelo formulário on-line. Os responsáveis pelas crianças inscritas devem ingressar no grupo de WhatsApp pelo link disponibilizado no formulário. São 20 vagas para a turma de crianças entre 3 e 6 anos, com aulas das 10h às 10h40, e 20 vagas para a turma de crianças entre 7 e 11 anos, com aulas das 10h45 às 11h30. As aulas de ambas as turmas serão às terças e quintas-feiras na sala 3, anexa ao Ginásio de Esportes do curso de Educação Física, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As vagas para as turmas da tarde já estão preenchidas.

As aulas serão ministradas pelos monitores capoeiristas estudantes do curso de graduação e mestrado em Educação Física, sob a supervisão do coordenador do projeto Sergio Moreira, professor do Colegiado de Educação Física (Cefis). Nas aulas, serão realizadas atividades com elementos técnicos voltados à iniciação da capoeira, com ênfase na ludicidade e no jogo, abordando a história do esporte, musicalidade, disciplina e regras.

Segundo Moreira, projetos como o “Capoeira Infantil” buscam sanar uma necessidade sociocultural da nossa população. “A história da capoeira está intimamente ligada à história do Brasil e, ao abordar essa questão, trabalharemos ações afirmativas voltadas à redução do preconceito étnico-racial. Além disso, o sedentarismo tem sido um grande problema de saúde pública, sendo assim, estimular crianças e jovens a se exercitar torna-se fundamental”, ressalta.

registrado em: , , ,