Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cientequi discute desafios da formação dos professores de Ciências nesta terça-feira (22)

publicado: 21/06/2021 16h36 última modificação: 21/06/2021 16h36
Júlia R. Mendes

Para debater sobre a formação docente e a articulação entre a Universidade e a educação básica, o Cientequi, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará nesta terça-feira (22) a sua segunda live. O bate-papo terá como tema “A Universidade e a Educação Básica: Os desafios da formação de professores de Ciências – Uma articulação necessária”. A transmissão irá acontecer às 19h, pelo canal Cientequi, no YouTube.

A live será em formato de mesa redonda composta por dois palestrantes. Os convidados são os professores da Univasf Maéve Melo dos Santos, do Colegiado de Ciências da Natureza, e Thiago Pereira da Silva, do Colegiado de Química, ambos do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Cada palestrante terá 20 minutos para falar sobre a temática. Em seguida, haverá um momento para as perguntas dos ouvintes e debate. A discussão será mediada pela coordenadora do projeto Cientequi, Yariadner Costa Brito Spinelli, docente do Colegiado de Ciências da Natureza.

A professora Yariadner destaca que essa discussão é importante, principalmente no contexto atual. “O ensino básico público no país ainda é carente de professores com qualificação para atuar nas áreas de Ciências e o estreitamento dos laços e parcerias entre a universidade e a educação básica contribui muito para facilitar esse processo formativo”, afirma.

Os participantes que preencherem o formulário de avaliação disponibilizado durante a live receberão certificação. Lançado no último mês de maio, o Cientequi – Popularizando a Química, Ciência, Ensino e Tecnologia também realiza vídeos, podcasts e cards para as redes sociais visando à popularização da Ciência e redução dos danos causados pela disseminação de informações falsas. O projeto, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat), da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e da TV Caatinga, irá promover lives mensais com temas relacionados à Ciência, Educação e divulgação do conhecimento científico. A próxima live está prevista para a última semana de julho. Mais informações estão disponíveis no Instagram, Facebook e YouTube do Cientequi.