Notícias
Projeto da Univasf é aprovado na 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
O “Projeto Equidade Univasf” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi aprovado na 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). A proposta da instituição ficou classificada em 30º lugar, entre os 150 projetos aprovados, e foi elaborada em parceria pela Diretoria de Programas Especiais de Graduação (DPEG) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, através da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), e com as Secretarias de Saúde dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes (PE) e Juazeiro (BA).
O resultado final da seleção foi divulgado no dia 1º de abril, pelo Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Nº 12/2024 da SGTES, disponível no site do Ministério da Saúde. Esta edição do PET-Saúde teve como tema “Equidade”, com o objetivo de desenvolver ações de fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras.
O “Projeto Equidade Univasf” foi formulado para contemplar as principais necessidades dos municípios, com ações voltadas para a qualificação profissional dos trabalhadores da região, e aproximá-los do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS. Também pretende inserir o debate sobre equidade e identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, maternagem e pessoas com deficiência em perspectivas interseccionais, com atividades de ensino-aprendizagem para os integrantes. Os cursos de Ciências Sociais, Enfermagem, Medicina e Psicologia da Univasf estão envolvidos neste trabalho.
Para a coordenadora do projeto, a fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Lagoa Grande Michelly Bezerra dos Santos Rabelo, os estudantes envolvidos no programa, assim como os tutores, inserem em suas práticas de ensino discussões voltadas para as políticas públicas de saúde e os preceptores podem aprimorar seus conhecimentos para executarem os serviços de saúde. “O Programa Pet-Saúde tem sido um diferencial para os participantes dos projetos desenvolvidos pela Univasf, em que estudantes, tutores e preceptores têm a possibilidade de conhecer as diversas realidades de saúde da região, assim como construir coletivamente reflexões e planos de melhoria para a saúde do Vale do São Francisco”, comenta a coordenadora.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo projeto da Univasf estão: pesquisa avaliativa sobre efeitos das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais e VIII Geres após as intervenções PET-Saúde Equidade; reuniões e/ou oficinas mensais junto às áreas técnicas das secretarias para apresentação da temática, formação e planejamento das ações a serem desenvolvidas nos territórios; elaboração e divulgação de materiais técnicos referente às temáticas pertinentes ao Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS; realização do VI Congresso para Formação para o SUS (Congrefor) em 2025, entre outras ações.