Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf oferece aulas de pilates para idosos

Projeto da Univasf oferece aulas de pilates para idosos

publicado: 16/01/2019 14h02 última modificação: 16/01/2019 16h24
Jaislane Ribeiro

Investigar os efeitos motores e cognitivos do método pilates em idosos da região do Vale do São Francisco. Este é o objetivo do projeto de pesquisa ‘Pilates aplicado ao Envelhecimento’, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEFF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O projeto está selecionando idosos com idade a partir de 60 anos para fazer aulas de pilates. São disponibilizadas 60 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 31 de janeiro.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível na portaria do Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede da Univasf, no horário de 7h às 21h50, de segunda a sexta-feira. Posteriormente, a equipe do projeto entrará em contato com os candidatos para agendar uma reunião explicativa. Após a conversa, se o idoso desejar participar do projeto, irá responder um questionário para realizar um rastreio cognitivo.

As atividades do ‘Pilates Aplicado ao Envelhecimento’ vão acontecer no prédio do Cefis. Antes da prática, ocorrerá a coleta de dados com os participantes, no mês de fevereiro.  As aulas começam em março e seguem até maio. Os alunos serão divididos em duas turmas: uma com aulas nas segundas e quartas-feiras e outra com atividades nas terças e quintas-feiras. Os horários ainda não foram definidos. Em junho ocorrerão as coletas pós-intervenção, quando os participantes concluírem o período de aulas.

O projeto de pesquisa é desenvolvido desde 2017 pela mestranda Juliana Landim, com a orientação do pesquisador e professor do Colegiado de Educação Física, Fernando de Aguiar Lemos, juntamente com integrantes voluntários. De acordo com Juliana, o projeto irá possibilitar a aproximação da Universidade com a comunidade, além de promover atividade física para idosos da região. “O objetivo da pesquisa é produzir conhecimento científico que ajude a desenvolver protocolos de aulas do Método Pilates que sejam seguras e cientificamente efetivas na promoção de estímulos motores e cognitivos em idosos”, disse.