Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf promove encontros de acolhimento para pessoas em processo de luto

publicado: 13/03/2023 12h25 última modificação: 13/03/2023 12h25
Júlia Mendes

Oferecer um espaço de cuidado e escuta para que pessoas enlutadas possam falar sobre suas perdas. Esse é o objetivo do Grupo de Acolhimento ao Luto (GAL), projeto vinculado ao Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que está promovendo encontros gratuitos para pessoas em processo de luto. Os encontros acontecem toda sexta-feira, às 16h, no Ceppsi, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições para o encontro desta sexta-feira (17) já estão abertas.

As inscrições devem ser realizadas por encontro, por pessoas com mais de 18 anos, de segunda a quinta-feira, pelo formulário on-line. Serão ofertadas 15 vagas por encontro. Os encontros do grupo serão realizados por quatro estagiários do Ceppsi, discentes de Psicologia da Univasf, sendo dois por dia, e supervisionados pelas professoras do Colegiado de Psicologia Erika Hofling Epiphanio e Shirley Macêdo Vieira de Melo.

O estagiário do Ceppsi Natan Sudário, estudante do 10º período do curso de Psicologia, conta que os encontros serão momentos de acolhimento e cuidado. “Esses momentos são importantes para a elaboração do processo de luto, pois ajudam as pessoas a externalizar sua dor e sua experiência de perda. Além disso, contribuem em uma melhor adaptação à perda e a identificar e resolver os conflitos da separação que impedem a conclusão das tarefas de luto”, explica.

Sudário pontua que os encontros acabam se tornando um momento terapêutico e interventivo na medida em que as pessoas compartilham sobre seus sentimentos e criam, junto dos demais participantes do grupo, formas de lidar com seu luto. “Por ser em grupo, esse processo se torna ainda mais efetivo, já que as pessoas que estão ali enfrentam a mesma realidade. Muitas vezes os enlutados acabam repreendendo a dor do luto, não falam sobre o assunto nem conseguem espaço para se reaproximar com seu ente querido”, diz o estudante. De acordo com ele, momentos como o que o GAL está promovendo atuam como ambientes de acolhimento, para que essas pessoas se sintam à vontade para expressar sua saudade e dor diante da perda.

Os encontros estão programados para acontecer até o final do mês de junho. Mais informações sobre o Grupo de Acolhimento ao Luto podem ser encontradas pelo WhatsApp, através do número 87 99116-3148, no Instagram do grupo ou no site do Ceppsi.

registrado em: , ,