Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Univasf realiza oficinas para promover saúde mental entre universitários através de atividades lúdicas

Notícias

Projeto da Univasf realiza oficinas para promover saúde mental entre universitários através de atividades lúdicas

publicado: 12/03/2021 12h39 última modificação: 12/03/2021 12h39
Layla Shasta

O projeto de extensão “Erê – Vamos brincar? Promovendo saúde mental através de atividades lúdicas”, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará quatro oficinas gratuitas sobre temas relacionados a questões cognitivas e emocionais, voltadas aos estudantes de ensino superior. O objetivo da ação é construir um espaço de apoio para universitários de todo o país, através de interações em grupo e realização de atividades lúdicas, promovendo saúde mental. As inscrições para a primeira oficina estão abertas e podem ser feitas até 19 de março. Os encontros serão on-line, através da plataforma Google Meet, sempre das 17h30 às 19h.

Podem participar dos encontros discentes de qualquer curso, período e instituição. O primeiro encontro, a ser realizado na próxima sexta-feira (19), discutirá o tema “Recomeço”. Para participar, os interessados devem se inscrever através de formulário on-line. As oficinas seguintes irão dialogar sobre as temáticas “Solidão”, no dia 2 de abril; “Saudade”, no dia 16; e “Sonhos”, no dia 30 de abril. Os formulários de inscrição para as próximas oficinas serão disponibilizados ao longo das semanas no Instagram do Projeto Erê.

O professor do Colegiado de Psicologia da Univasf e orientador do projeto, Marcelo Ribeiro explica que, em cada encontro online, será realizada uma série de dinâmicas, nas quais serão promovidas brincadeiras, atividades para casa, contação de histórias de vida e reflexões. “Acreditamos que poder narras nossas vidas numa perspectiva lúdica, que pode também ser séria e, inclusive, demonstrar as dores inerentes às nossas histórias, traz desdobramentos positivos em relação à saúde mental”, afirma o docente.

Realizado desde 2014, o projeto Erê - Vamos Brincar? já desenvolveu diversos tipos de atividades voltadas a crianças, pais e responsáveis com a proposta de incluir e incentivar o lúdico e a contação de histórias no cotidiano infantil. Durante a pandemia, o projeto voltou sua atenção para investigar e promover a saúde mental no contexto acadêmico, através de atividades lúdicas. O grupo, formado por estudantes de Psicologia, sob a coordenação do professor Marcelo Ribeiro, realiza estudos e ações extensionistas com foco na integração da brincadeira e da contação de histórias e relatos, valorizando e disseminando a cultura lúdica, especialmente como ferramenta para o aumento da qualidade de vida.