Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão “Proágua Rural” será lançado nesta segunda-feira (5) na Univasf

publicado: 30/05/2023 12h49 última modificação: 31/05/2023 09h36
Nicole Muniz

Promover a sustentabilidade das Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água (SAC) e dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) implantadas em 70 Municípios inseridos no semiárido brasileiro. Este é o objetivo do Projeto de Extensão “Proágua Rural” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Ministério das Cidades, que será lançado nesta segunda-feira (5), em evento promovido no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), a partir das 8h.

Durante o lançamento, que acontece no Dia do Meio Ambiente, além de ser apresentado o projeto, também serão realizadas visitas às estruturas físicas. Na programação estão inclusas atividades integrativas e expositivas e ocorrerão dois atos importantes: a entrega da unidade móvel, tipo trailer, e a entrega do espaço definitivo do Projeto. O evento contará com a presença de estudantes e docentes da Univasf, além de diversas autoridades do Ministério das Cidades, da Prefeitura Municipal de Petrolina e Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham em comunidades rurais e gestores municipais que integram o projeto.

O docente do Colegiado de Ciências Sociais, Adelson Dias de Oliveira, que faz parte da organização do evento, acredita que o lançamento irá promover a cooperação entre a instituição e o Proágua Rural. “Será um momento relevante para estabelecer as bases e direcionamentos da iniciativa voltada para o desenvolvimento das atividades propostas pelo Projeto, isto é, a sustentabilidade das SACs”, afirma.

O projeto de extensão “Proágua Rural” atuará em municípios do semiárido brasileiro com o apoio do Ministério das Cidades e tem como objetivo geral promover a sustentabilidade dos SAC’s, a partir da integração das comunidades no uso das tecnologias de controle e na compreensão do manuseio de ferramentas alternativas, envolvendo a gestão técnica, a população local e os órgãos municipais e estaduais no gerenciamento da qualidade da água, buscando diminuir as desigualdades e fragilidades que o saneamento rural enfrenta no Brasil.