Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão Com-versando realiza Maratona do Cuidado em escola municipal de Petrolina

publicado: 22/11/2018 15h54 última modificação: 22/11/2018 15h54
Mônica Santos

O Projeto de extensão Com-versando, vinculado ao Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá neste sábado (24) a II Maratona do Cuidado. O evento vai acontecer na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE), das 8h às 12h, e é voltado para alunos, familiares e educadores da escola.

Na programação, serão realizadas atividades lúdicas, artísticas, corporais e oficinas de bioenergética, massagem, comunicação não-violenta, ginástica laboral e educação postural, primeiros socorros, mandala e origami, entre outras. Haverá também atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, que serão realizadas pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e um sarau com apresentações dos estudantes da escola. Nesta segunda edição da Maratona do Cuidado, também será ofertado plantão psicológico gratuito para a comunidade. As inscrições para as oficinas devem ser feitas na própria escola.

O projeto de extensão conta com a participação de estudantes de Psicologia, Ciências Sociais e Medicina da Univasf. Realizada na escola desde março, a iniciativa tem como objetivo levar o diálogo e o cuidado para o ambiente escolar. Com este intuito, são promovidas atividades voltadas para a educação humanizada, através de oficinas, rodas de conversa sobre temas em voga na escola e rodas de reflexão, em que os alunos têm a oportunidade de se abrir. Além disso, foi instalada a tenda Com-versando, um espaço de leitura e acolhimento para os estudantes.

De acordo com a professora do Colegiado de Psicologia Erika Epiphanio, o objetivo do projeto é oferecer acolhimento e cuidado à comunidade escolar e fazer a Academia presenta na educação básica, trazendo, assim, melhorias. “A universidade sempre procura escolas para fazer pesquisas, coletar dados e entrevistar pessoas, mas nunca dá um retorno. Pretendemos, então, levar ações para a comunidade, pois esse é um compromisso da universidade pública: cuidar da comunidade além de ajudar e propor políticas públicas voltadas ao cuidado”, afirma.