Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf realiza 1ª Curso de Violas Modais

Projeto de extensão da Univasf realiza 1ª Curso de Violas Modais

publicado: 28/05/2021 16h36 última modificação: 28/05/2021 16h36
Júlia R. Mendes

Com o objetivo de difundir a viola de dez cordas como instrumento musical modal, o Vária – Artes e Violas na Caatinga, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o 1ª Curso de Violas Modais. O curso será realizado nos meses de junho e julho inteiramente on-line. Há 20 vagas disponíveis para pessoas acima de 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 1º de junho.

As inscrições são realizadas pelo site do Vária. Esta primeira edição do curso irá focar nas afinações Realejo e Sineta, além do uso de plectro/palheta. Para participar, o interessado deve ter acesso a uma viola de dez cordas e uma palheta flexível (palheta fina/média simples de guitarra, cavaquinho, bandolim etc). Haverá emissão de certificado para os concluintes do curso, que tem carga horária de 30 horas. As estão previstas para começar no dia 12 de junho.

De acordo com o coordenador do projeto Vária, Rainer Miranda, professor do Colegiado de Antropologia, do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), as aulas irão mesclar teoria e prática. “A teoria se limita a impulsionar a prática. A ideia é realizar encontros virtuais para demonstração e prática coletiva, tendo uma carga teórica para as pessoas praticarem em casa entre um encontro e outro”, conta.

Miranda conta que o curso é uma adaptação das oficinas que, antes da pandemia de Covid-19, iriam acontecer presencialmente. “O intuito é que os participantes possam conhecer a viola de dez cordas com um sotaque nordestino e pensar a música modal e as pontes culturais que essa viola pode nos fornecer, pois há uma aproximação interessante com culturas musicais árabes e persas”, aponta.

As atividades do curso se encerram no dia 10 de julho. Segundo o professor, uma 2ª edição está prevista para o primeiro semestre de 2022. Mais informações podem ser obtidas no site e no canal Vária, no YouTube.