Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão da Univasf vai trabalhar esportes com bola para crianças entre 4 e 6 anos

Inscrições são gratuitas e estão abertas até 3 de outubro

publicado: 25/09/2018 17h51 última modificação: 25/09/2018 17h51
Mônica Santos
O projeto 'Esportes coletivos de quadra com bola' acontecerá no Campus Sede, nas tardes de quarta-feira.

O projeto de extensão “Esportes coletivos de quadra com bola: construindo conhecimentos através das práticas”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas. Para participar, as crianças precisam ter idade entre 4 e 6 anos. As inscrições são gratuitas e feitas em fluxo contínuo no Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede, em Petrolina. As atividades do projeto serão realizadas todas as quartas-feiras, das 15h às 16h15, no Cefis, a partir do dia 3 de outubro.

Para efetuar a inscrição é preciso levar cópia e original da certidão de nascimento ou do RG da criança. Amanhã (26), às 15h, na sala 2 do ginásio de esportes do Cefis haverá uma reunião com os pais dos alunos para explicar sobre o andamento do projeto. Porém, a participação na reunião não será pré-requisito para as crianças que entrarem posteriormente. O projeto será desenvolvido através de atividades físico-esportivas a partir de esportes de quadra realizados com bola como handebol, futsal, voleibol e basquete. O objetivo é fazer com que as crianças vivenciem e pratiquem algumas habilidades técnicas dessas modalidades a fim de melhorar não só os aspectos motores, mas também aspectos físicos, sociais, cognitivos e emocionais.

A ideia é que as crianças experimentem as habilidades técnicas de cada modalidade, como chutar e arremessar e, a partir destes movimentos elas possam aumentar seu acervo motor através de várias estratégias como desafios, jogos e gincanas. De acordo com o coordenador do projeto e professor do Cefis Ubiratan Silva Alves será trabalhada a parte motora para, com isso, estudar outros aspectos do desenvolvimento infantil.

“Não queremos criar futuros atletas e sim fazer pesquisas através da perspectiva de utilizar as atividades motoras com fins sociais, emocionais, cognitivos e relacionais. Na Univasf, já existem projetos com adolescentes, adultos e idosos, mas não com essa faixa etária específica. Escolhemos trabalhar com modalidades presentes em grande parte das escolas de educação básica para que as crianças consigam aumentar e melhorar seu acervo motor e muitos outros aspectos através da experimentação de diversas atividades motoras”, afirma o professor. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone do Cefis 2101-6856, com Larissa.