Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão Diálogos com Antígona discutirá hoje (26) "A morte e o morrer nos diários de Lúcio Cardoso"

publicado: 26/08/2020 12h39 última modificação: 26/08/2020 12h39
Gersica Brito

A Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio – Thanátous (LAIEMS), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove hoje (26) mais uma edição do projeto Diálogos com Antígona. A proposta é discutir o tema do suicídio e da morte com pesquisadores de diferentes olhares. O projeto acontece quinzenalmente, por meio  de lives e transmitirá hoje (26), às 19h, palestra sobre o tema "A morte e o morrer nos diários de Lúcio Cardoso", pelo Instagram da liga.

O convidado desta terceira edição do projeto será o professor e historiador Nélio Borges, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ele falará sobre as personagens que fazem reais algumas questões filosóficas escritas pelo autor Lúcio Cardoso, em seus diários. Isso inclui a morte subjetiva de criaturas que tentam fugir inutilmente de si mesmas e indivíduos que se empregam na decomposição moral e física de um “mundo sem Deus”. Além disso, discutirá o morrer como desistência diante da impotência, do desamparo, gerado pela opressão.

O objetivo das discussões do Diálogos com Antígona é levar a reflexões sobre o sentido de vida, questões filosóficas e psicológicas, autocuidado e práticas interseccionais, que podem ajudar as pessoas a construir ou reconstruir alguns valores, com a participação de historiadores, filósofos, psicólogos, psicanalistas, sociólogos e religiosos. O professor do Colegiado de Ciências Sociais e coordenador da LAIEMS, Alexandre Henrique dos Reis, diz que atualmente existe uma abertura maior para se discutir o tema do suicídio, mas que ainda há ausências importantes no campo do debate, por isso a importância de um projeto como o Diálogos com Antígona.

“Predominantemente, assistimos a um discurso médico, de viés psiquiátrico, e acredito que precisamos alargar o olhar sobre o tema da morte voluntária. Por isso, a proposta do projeto quer ouvir vozes variadas, porque dificilmente uma única área daria conta de um tema tão complexo e com uma história tão rica”, ressalta Reis.

Projeto que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Diálogos com Antígona realizou a primeira live no dia 27 de julho, com uma palestra ministrada pelo professor Alexandre Reis sobre a questão do luto a partir do livro Consolação a Márcia, do filósofo romano Sêneca. Já na segunda edição, no dia 12 de agosto, a psicóloga Alecrides Marques Alencar falou sobre “Autópsia Psicológica Aplicada ao Contexto Forense” e respondeu perguntas do público sobre a temática. A primeira live pode ser acessada no Instagram da LAIEMS e as próximas também serão disponibilizadas, em breve.