Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão do Campus Salgueiro debate atuação do engenheiro de produção na área social

publicado: 02/09/2021 14h48 última modificação: 02/09/2021 15h06
Júlia R. Mendes

Apresentar as possibilidades de atuação em demandas sociais para o engenheiro de produção. Esse é o propósito da palestra intitulada “Engenharia Popular e Engenharia de Produção: perspectivas para transformação social”, que irá acontecer on-line no dia 9 de setembro, às 19h. O evento, que é promovido pelo Colegiado de Engenharia de Produção (ProdSal) do Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), é destinado a alunos que cursem Engenharia de Produção no semiárido, porém é aberto a todos que desejarem participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia anterior ao evento.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição preenchendo o formulário on-line. O link de transmissão será enviado para o e-mail dos inscritos. A palestra será ministrada pelos professores Cristiano Cruz, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e Sandra Rufino, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que irão discutir temas ligados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e à atuação do engenheiro de produção, visando o desenvolvimento social.

O evento faz parte do projeto de extensão “Perspectivas Profissionais para o Engenheiro de Produção”, que é desenvolvido em forma de palestras e está realizando o seu segundo ciclo. A iniciativa tem como intuito mostrar aos alunos que a atuação do engenheiro de produção não se restringe apenas a polos industriais.

Segundo o coordenador do projeto, Felipe Guilherme Melo, que irá mediar o evento, essa ação permite aos discentes conhecerem mais sobre a profissão e as oportunidades de atuação na área existentes na região. “O curso de Engenharia de Produção é relativamente novo. Os estudantes ainda ingressam no curso sem saber necessariamente qual caminho seguir ou até mesmo o que é a Engenharia de Produção. Esse ciclo de palestras vem para suprir essa lacuna”, pontua.

Melo conta que, devido ao fato de a Engenharia de Produção ter nascido dentro da primeira revolução industrial, a atuação do engenheiro de produção é constantemente associada à atuação em fábricas. “Infelizmente não é uma realidade que encontramos em todos os lugares do Brasil. Isso causa certa frustração ao longo do curso. Os estudantes se questionam onde vão aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da própria realidade. Essa palestra busca resgatar a possibilidade do profissional trabalhar diretamente com demandas voltadas a comunidades mais vulneráveis, organizações não-governamentais e desenvolver tecnologias para benefício social direto, além da atuação na indústria”, destaca.

As palestras realizadas pelo projeto, que tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), estão planejadas para acontecer de dois em dois meses. O projeto prevê, no mínimo, seis palestras ao longo do ano. Para acompanhar as próximas palestras, acesse o perfil do Colegiado de Engenharia de Produção no Instagram.