Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão Vária está com inscrições abertas para oficina de violas

Projeto de extensão Vária está com inscrições abertas para oficina de violas

publicado: 17/08/2022 11h57 última modificação: 17/08/2022 11h57
Júlia R. Mendes

Uma atividade composta por práticas de melodias do semiárido nordestino, música clássica afegã e hindustâni. É a proposta da Oficina de Violas, a ser promovida pelo Vária – Artes e Violas na Caatinga, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que está com inscrições abertas. A oficina busca apresentar aos participantes a viola de dez cordas como instrumento musical modal e irá acontecer presencialmente de 1º a 3 de setembro, no Núcleo de Extensão da Univasf, em São Raimundo Nonato (PI). Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 29 de agosto.

As inscrições são realizadas pelo site do Vária. A oficina terá como foco a afinação Sineta, partindo do conceito da viola modal, tocada com palheta e baseada em ressonâncias. Para participar, o interessado não precisa ter conhecimento prévio de música ou experiência com outros instrumentos, porém é necessário que o participante tenha uma viola ou um violão, que será subvertido mudando a afinação e ajustando a disposição das cordas. O Vária irá disponibilizar três violas, que serão revezadas entre os participantes.

A Oficina de Violas irá apresentar uma linguagem técnica e musical feita a partir do semiárido piauiense como protagonista de diálogos culturais que valorizem essa região como um acervo de melodias. As aulas serão ministradas pelo coordenador do projeto Rainer Miranda, professor do Colegiado de Antropologia, do Campus Serra da Capivara. A oficina terá carga horária total de 12 horas, com emissão de certificado.

O “Vária – Artes e Violas na Caatinga” é um projeto de extensão vinculado ao curso de Antropologia da Univasf. O projeto visa promover e divulgar a música modal e a viola de dez cordas, criando conteúdos para difusão e aprendizagem desse tipo de viola e realizando ações de formação e apoio ao movimento cultural de violeiros e violeiras do Nordeste. Mais informações sobre a oficina e o Vária podem ser encontradas no site do projeto.