Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de pesquisa da Univasf realiza atividades de promoção à saúde em CMEIs de Petrolina

publicado: 30/08/2022 11h58 última modificação: 30/08/2022 11h58
Júlia Mendes

Cartazes elaborados pelos estudantes dos Centros Municipais de Ensino Infantil. /Fotos: Arquivo do projeto

Praticar exercícios físicos diariamente traz vários benefícios para a saúde. Com o intuito de levar informações relevantes sobre esse assunto para a comunidade, o projeto de pesquisa “Movement’s Cool: Promoção de Comportamentos Saudáveis de Movimento em Pré-escolares de Petrolina”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou ações em dois Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI) de Petrolina. As atividades aconteceram nos dias 10 e 20 de agosto durante a festa da família, organizada nos centros.

Nos dois dias de ações, foram realizadas atividades de promoção à saúde com crianças, familiares e os funcionários da escola, como desafios de ginástica, conversas informativas sobre atividade física e saúde e aferição de medidas antropométricas e de pressão arterial. As ações foram realizadas no CMEI Edith Bezerra e no CMEI Dr. Nestor Cavalcante pelos professores do Colegiado de Educação Física (Cefis) Ferdinando Carvalho e Natália Goulart, que fazem parte da coordenação do projeto.

Segundo Carvalho, a ação foi realizada a partir de um convite das gestões das escolas e tem o intuito de aproximar a Universidade e a comunidade. “Esse tipo de atividade é muito importante e proporciona aos pesquisadores a oportunidade de conhecer o ambiente, dialogar e apresentar as ações que a Univasf desenvolve”, ressalta.

O projeto Movement’s Cool tem o objetivo de avaliar a aderência dos pré-escolares matriculados no ensino municipal de Petrolina aos comportamentos saudáveis de movimento, como atividade física, comportamento sedentário, tempo de sono e exposição a telas. A iniciativa é realizada em parceria com o projeto internacional “Sunrise: 24-hour movement behaviours in the early years”, da Universidade de Wollongong, da Austrália, e com a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina. O projeto também conta com a participação dos professores Clarice Maria de Lucena Martins, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, da Universidade Regional do Cariri (URCA); e Rafael Miranda Tassitano, do Programa Associado de Mestrado e Doutorado em Educação Física da UPE/UFPB.