Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Diálogos com Antígona discute luto familiar por suicídio nesta quinta-feira (12)

publicado: 10/08/2021 15h21 última modificação: 10/08/2021 15h25
Júlia R. Mendes

Para promover conhecimentos sobre o luto familiar por suicídio e as suas repercussões psíquicas no ente querido, a Thanátous – Liga Acadêmica (LA) Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio (Laiems), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá dialogar sobre suicídio no ambiente familiar nesta quinta-feira (12). A sexta edição do projeto de extensão Diálogos com Antígona tem como tema “Ressonâncias do luto familiar por suicídio e os impactos no senso de self” e será realizada às 19h, no canal Thanátous Laiems no YouTube. A transmissão é aberta para todos os públicos.

A live irá abordar o conceito do suicídio e dados epidemiológicos, peculiaridades do luto familiar por suicídio, reorganização do sistema familiar, posvenção e prevenção de novos casos de suicídio na família, transformação no senso de self após a perda, entre outros. Para dialogar sobre o tema, a convidada é a psicóloga formada pela Universidade Nobre de Feira de Santana (Unifan) e diretora de Pesquisa da Thanátous, Andressa Lucena.

A psicóloga conta que a live visa contribuir para desfazer os inúmeros estigmas sociais acerca do suicídio na família e, também, acender as luzes para a necessidade de suporte social da comunidade. “Falar de suicídio é uma forma de realizar educação em saúde para a comunidade sobre um fenômeno que nos acompanha desde épocas remotas, desmistificar mitos e compreensões equivocadas, trazer à luz sentidos de vida”, pontua.

Andressa diz que busca levar acolhimento para as pessoas que perderam entes queridos por suicídio. “O tema será abordado de uma forma sensível e delicada, visto que o suicídio carrega inúmeros estigmas sociais. Pretendo trazer a temática de uma forma ética e profissional”.

Durante a transmissão da live, a psicóloga também irá responder dúvidas e interagir com os participantes. Para obter o certificado de participação é necessário assinar um link, que será enviado durante a transmissão, e se inscrever no canal do YouTube da Thanátous Laiems, onde estão disponíveis os vídeos dos debates já realizados pelo projeto Diálogos com Antígona. Outras informações sobre a LA, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), também estão disponíveis no Instagram da Thanátous Laiems.