Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Erê promove ciclo de oficinas lúdicas para educadores e estudantes universitários

publicado: 23/08/2021 16h28 última modificação: 23/08/2021 16h28
Júlia R. Mendes

Com o intuito de promover saúde mental através de atividades lúdicas, o Projeto Erê, vinculado ao Colegiado de Psicologia (CPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá realizar o quarto ciclo de oficinas lúdicas temáticas. Neste ciclo, as temáticas serão “Relações tóxicas”, “De volta ao presencial: e agora?” e “A ilusão de controlar a vida”, que irão acontecer nos dias 27 de agosto, 10 de setembro e 24 de setembro respectivamente. As oficinas serão feitas on-line, através da plataforma Google Meet, das 17h às 19h.

Para participar, basta ser educador ou estudante universitário de qualquer instituição brasileira. Os interessados podem se inscrever por meio do preenchimento de um formulário on-line. As inscrições são gratuitas e os participantes irão receber certificação. O link para transmissão das oficinas será enviado algumas horas antes do início via e-mail. Nas oficinas serão trabalhados alguns aspectos teóricos dos temas, por exemplo, como o assunto está presente na vida dos participantes e qual a relação com a saúde mental.

A oficina que trata sobre relações tóxicas irá abordar sobre as interações negativas entre as pessoas em diversos contextos, familiar, de trabalho etc. Já na oficina “De volta ao presencial: e agora?” serão trabalhados aspectos como o medo, a ansiedade e habilidades sociais para conseguir interagir com outras pessoas. Na última oficina, de temática “A ilusão de controlar a vida”, serão abordadas as necessidades de controlar aspectos que são imprevisíveis na vida, instigando o equilíbrio e a flexibilidade.

Segundo a estudante Luana Paula Alves dos Santos, bolsista do projeto de extensão, as atividades lúdicas estão presentes no modo como as oficinas são conduzidas. “Sempre realizamos atividades de quebra-gelo, de relaxamento, recepcionamos os participantes com música. Além disso, a proposta das oficinas é que aconteça a contação de histórias, nesse caso, da própria história de vida de cada um, para, a partir disso, construirmos um espaço coletivo”, relata.

De acordo com a discente, participar dessas atividades é importante, pois proporciona acolhimento e espaço de fala para que cada um coloque as suas questões. “Por ser uma atividade em grupo, as experiências de um podem ajudar os demais. Podemos discutir a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades em conjunto. São temas atuais, então existe a possibilidade de que já tenham passado ou irão passar por situações que serão trabalhadas nos encontros”, conta Luana.

O Projeto Erê tem como proposta trabalhar com brincadeiras e contação de histórias em diversos contextos. Entre as atividades realizadas, o Erê promove estudos e pesquisas acerca da atividade lúdica. Atualmente, o projeto está com atividades de promoção à saúde mental. Mais informações sobre o projeto e suas atividades podem ser obtidas pelo Instagram ou pelo e-mail ereunivasf@gmail.com.

registrado em: , , ,