Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Lutando pela Cidadania da Univasf participa de campeonato de jiu-jitsu em Aracaju (SE)

publicado: 21/06/2023 12h29 última modificação: 21/06/2023 12h29
Nicole Muniz

Os atletas do projeto Lutando pela Cidadania conquistaram 31 medalhas na competição.

Atletas de jiu-jitsu, integrantes do Projeto de Extensão “Lutando Pela Cidadania” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), competiram no último domingo (18) no Brasil Cup Jiu-Jitsu Tour (BCJ Tour) em Aracaju (SE). Os atletas conquistaram no evento, ao todo, 31 medalhas, sendo 10 de ouro, 15 de prata e 6 de bronze. Na competição sem kimono ganharam o troféu de campeão pela equipe.

O Lutando pela Cidadania visa ensinar de forma técnica, através de recursos diversos, os fundamentos práticos e teóricos do jiu-jitsu e proporciona a participação dos atletas em campeonatos regionais, nacionais e, se possível, internacionais. O projeto é voltado para praticantes do esporte acima de 10 anos e contempla estudantes de escola pública. Dessa forma, conta tanto com atletas da comunidade acadêmica quanto da externa.

Os professores do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf Adriano Victor Lopes, coordenador do projeto, e Daniel Mariano Leite conquistaram medalhas em suas categorias. Atualmente faixa preta de jiu-jitsu, o professor Lopes, idealizador do projeto, pratica o esporte há 10 anos e conquistou 4 medalhas na competição. Segundo o docente, a ideia para o Lutando pela Cidadania surgiu após perceber a dificuldade que atletas encontram para participarem de eventos e treinarem, ficando feliz pelo resultado alcançado. “Sinto uma grande alegria em ver um projeto de extensão como esse gerando frutos e levando o nome de nossa instituição para fora. Como também em ver alguns de nossos integrantes, principalmente os novatos, após uma vitória com um sorriso e o choro de conquista no pódio” declarou.

O professor Daniel Mariano Leite é colaborador do projeto e auxilia nas atividades administrativas, além de ser competidor. Para ele, que conquistou três medalhas no evento, participar foi uma grande experiência e gerou uma visão diferente do esporte, principalmente por serem testados como atletas. “Os resultados surpreenderam a todos, ainda mais em uma competição de nível nacional. Foi interessante observar tantos talentos sendo revelados”, afirmou Leite, que há 3 meses iniciou a prática e atualmente é faixa branca.

O Projeto de Extensão “Lutando pela Cidadania”, que possui 25 participantes e 10 colaboradores, propõe fomentar a inclusão social através da arte marcial, e visa ensinar princípios éticos e valores morais através do esporte. Logo, os capacita não apenas no esporte, mas também como cidadão. O Brasil Cup de Jiu-Jitsu é uma competição organizada anualmente pela BCJ Tour, com etapas em vários estados do Brasil e estabelece um conceito dinâmico de competições no país.