Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto NaTrupe movimenta Campus Serra da Capivara com atividades culturais

Projeto NaTrupe movimenta Campus Serra da Capivara com atividades culturais

publicado: 20/09/2024 15h06 última modificação: 20/09/2024 15h06

O projeto realiza apresentações de música com artistas regionais, entre outras atividades.

Criar e dar manutenção à cultura artística e musical nos espaços de socialização do Campus Serra da Capivara é o objetivo do projeto de extensão “NaTrupe – Artes da Serra” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O projeto realiza, entre outras atividades, apresentações musicais, recitais de poemas e entrevistas com artistas da região de São Raimundo Nonato (PI). O próximo evento do NaTrupe tem como título “Petra Musica Scientia” e será realizado nesta quarta-feira (25), das 19h às 22h, no espaço de Convivência do Campus, com músicas, palco aberto e karaokê.

O NaTrupe – Artes da Serra é formado pelo docente do Colegiado de Ciências da Natureza, Francimário da Silva Feitosa, coordenador do projeto, e pela psicóloga da Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Edna Rodrigues Santos Porto. As suas atividades iniciaram em abril deste ano e, de lá pra cá, já foram realizadas conversas e música ao vivo com cantores locais, recitações de poemas autorais e o chamado "Palco Aberto", realizado nos intervalos das aulas, no qual a comunidade interna pode se apresentar cantando, tocando instrumentos ou recitando poemas.

A partir do desejo de retomar as atividades do antigo projeto “Som na Caixa!”, desenvolvido por Francimário Feitosa com colaboração de outros docentes, o NaTrupe foi criado. “O ‘Som na Caixa!' teve as atividades encerradas na época da pandemia de Covid-19. Provocado pela psicóloga do Campus, resolvemos pensar em uma nova roupagem para a atividade antiga e, assim, surgiu o NaTrupe que tem as palavras 'Natureza' e 'Rupestre' como signos identitários”, relata Feitosa.

Segundo o coordenador do projeto, o NaTrupe visa promover o diálogo e a integração da diversidade cultural e artística no espaço universitário. Ele considera importante a realização de atividades como essa na universidade para promover o encontro entre as pessoas, além da ocupação dos espaços acadêmicos. “A universidade não é só conteúdo em sala de aula, por isso é preciso ampliar as possibilidades de uma formação mais humana. Dessa forma, a arte tem um papel fundamental para abrir horizontes”, complementa o docente.

Mais informações sobre o NaTrupe podem ser encontradas na página do projeto no Instagram. Lá são feitas as divulgações de todas as suas atividades, com fotos e pequenos vídeos de cada edição.