Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Vale Inovar realiza live sobre "Lócus de Inovação” nesta quinta-feira (2)

publicado: 01/12/2021 11h25 última modificação: 01/12/2021 11h25
Renata Freitas

Você já ouviu falar em lócus de inovação ou tem interesse em saber mais sobre o assunto? A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está desenvolvendo vários projetos de lócus de inovação e algumas destas iniciativas serão apresentadas por meio de uma live do projeto Vale Inovar, realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A transmissão será nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, pelo canal Univasf Inova no YouTube. O evento é aberto a toda a comunidade.

A live, que será a última do projeto este ano, terá como tema "Lócus de Inovação: integrando para impulsionar soluções" e contará com a participação de quatro docentes da Univasf que coordenam projetos de lócus na Instituição. Não é necessário inscrição prévia. Haverá emissão de certificado de participação por meio da assinatura na lista de presença a ser disponibilizada durante a realização do evento.

Os debatedores convidados são os professores: Max Santana, do Colegiado de Engenharia da Computação (Cecomp), que coordena o projeto "Innovation labs: um ambiente para difusão da inovação no sertão do São Francisco”; Isnaldo Coêlho, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel), coordenador do “Cetag - Centro de Estudos Tecnológicos Avançados sobre Gesso”; Rodrigo Tamae, do Colegiado de Ciência da Computação (CCIComp), que falará sobre o “Locus Fortalecimento do Ecossistema de Inovação no Sertão Central de Pernambuco”; e Thiago Magalhães, do Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD), cujo projeto se intitula “Consórcio de inovação em saúde de Petrolina”.

Após a live de amanhã (2), o projeto Vale Inovar terá realizado, o longo deste ano, 13 edições, com a participação de aproximadamente 20 profissionais convidados, discutindo temáticas diversas com o objetivo de difundir e fortalecer a cultura da inovação na região do Vale do São Francisco. A ação conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), à qual o NIT é vinculado, e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf.

Entre os assuntos já tratados nas lives destacam-se “Pesquisa e inovação na área farmacêutica”, "Desenho Industrial", “Indicação Geográfica: Agregando Valor”, “Registros de Marcas no Brasil”, “Direito Autoral: trabalhos, obras e redes sociais” e “Inovação nas Universidades: como colocar em prática?”. A diretora do NIT, Michely Diniz, destaca que os vídeos do projeto se aproximam da marca de três mil visualizações. As transmissões ocorrem pelo canal Univasf Inova, onde estão disponíveis todos os vídeos do projeto, além de outras ações do NIT.

O Vale Inovar e o projeto Vale Aprender foram apresentados pelo NIT durante o VII Encontro Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), realizado pela Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual (API) de forma on-line, no mês de setembro, em Aracaju (SE). O trabalho está disponível para acesso neste link. Mais informações sobre as ações de inovação da Univasf podem ser obtidas no site do NIT.