Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor visita Clínica Veterinária Universitária e anuncia obra de recuperação da infraestrutura e realocação de tomógrafo

publicado: 12/04/2024 08h53 última modificação: 12/04/2024 08h53

Gestores da Univasf e do HU-Univasf visitaram o bloco cirúrgico para grandes animais.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, visitou na manhã de ontem (11) a Clínica Veterinária Universitária (CVU), no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). Ele foi recebido pelo diretor, Alexandre Redson, e pelo vice-diretor da CVU, Alexandre Antonelli. O reitor anunciou a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para início da obra de recuperação e adequação da infraestrutura do prédio e a realocação de um tomógrafo de 128 canais do Hospital Universitário (HU-Univasf) para a Clínica Veterinária.

Também participaram da visita à CVU o superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Julianeli Tolentino de Lima; o pró-reitor de Gestão e Orçamento da Univasf, Francisco Pinheiro; o prefeito Universitário, João Pedro da Silva Neto; e os gestores do HU-Univasf, Ricardo Santana de Lima e Aristóteles Cardona. Durante a visita aos diversos setores da CVU, o professor Alexandre Redson apresentou os novos equipamentos adquiridos com os recursos provenientes da emenda parlamentar do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE).

Entre os equipamentos já recebidos destacam-se um aparelho de Raio X portátil, monitores multiparamétricos, aparelho de anestesia calibrado para pequenos e outro para grandes animais, autoclave, digitalizador de Raio X DR e quatro microscópios de alta definição. Também foram adquiridos cama cirúrgica pantográfica, mesa e foco cirúrgico para animais de grande porte, que possibilitaram equipar o bloco cirúrgico para grandes animais. Redson ressaltou ainda a aquisição de 30 microscópios para o Laboratório de Microscopia Multiusuário, que ampliará as possibilidades de trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos mais diversos cursos de graduação e pós-graduação.

“Com a obra de recuperação do prédio e o tomógrafo, junto com os equipamentos recém adquiridos pela emenda parlamentar, teremos um diagnóstico complementar ainda melhor e único na nossa região. Essas melhorarias vão impactar muito na nossa rotina clínica, nas nossas aulas e nas nossas pesquisas, e de forma interdisciplinar, beneficiando também pós-graduações de várias áreas, não somente na Medicina Veterinária”, disse o professor Redson.

O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino de Lima destacou que o tomógrafo a ser realocado do HU para a Clínica Veterinária tem grande capacidade de resolutividade. “É um tomógrafo de última geração, que vai dar um suporte importante aos diagnósticos dos animais atendidos na Clínica Veterinária. Esse equipamento vai engrandecer ainda mais esse campus e vai ser muito útil para que tenhamos profissionais cada vez mais capacitados no CCA”, afirmou Lima. A realocação do tomógrafo para a CVU ocorrerá nas próximas semanas, após a chegada de um novo tomógrafo adquirido pelo HU-Univasf.

Reforma – A obra de recuperação da CVU será executada pela empresa AB Engenharia Ltda, que terá um prazo de oito meses para concluir. O prédio da CVU passará por pintura geral das paredes e tetos, aplicação de revestimentos e instalação de portas. Também será feita a recuperação do forro e execução de estrutura metálica para cobertura e telhamento, instalações elétricas e de gases medicinais e climatização.

“A recuperação da infraestrutura da Clínica Veterinária é uma obra prioritária para a Univasf, que conseguimos empenhar com recursos de 2023. Agora, com a assinatura da Ordem de Serviço, esta reforma vai começar e, em breve, com a chegada de todos os novos equipamentos adquiridos, esperamos abrir o setor de animais de grande porte na Univasf. As melhorias físicas, o tomógrafo e os novos equipamentos irão aprimorar as condições de aprendizado para nossos discentes e contribuir de forma decisiva para a melhoria da atuação e dos serviços prestados pela Clínica Veterinária à sociedade”, concluiu o reitor Telio Leite.