Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes da Facepe ministram palestra para pesquisadores da Univasf sobre programas de fomento à pesquisa e inovação

Notícias

Representantes da Facepe ministram palestra para pesquisadores da Univasf sobre programas de fomento à pesquisa e inovação

publicado: 07/08/2025 17h02 última modificação: 07/08/2025 17h02

“Facepe em Movimento: Integrando Ciência, Inovação, Tecnologia e Sociedade” foi o tema da palestra ministrada pela diretora-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel, e pela diretora científica, Flávia Frédou, para estudantes, professores e pesquisadores da Univasf. A palestra, realizada na manhã de ontem (6) no auditório do Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), abordou os diversos programas, ações e editais ofertados pela Facepe para apoiar a realização de pesquisas e o desenvolvimento da ciência e da inovação no estado de Pernambuco.

O evento contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Helena Matos, e dos diretores de Pós-Graduação, Daniel Menezes, e de Inovação, Daniel Costa. Também participaram os coordenadores do Cemafauna, Luiz César Pereira e Patrícia Nicola, e os coordenadores de programas de pós-graduação da Univasf.

As representantes da Facepe apresentaram os projetos de incentivo à inovação, entre eles o Cientista Arretado e o Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), programas para formação, atração e fixação de pesquisadores, com as diversas bolsas para graduação, entre elas o Programa Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA), e pós-graduação, além das Bolsas de Iniciação Científica Júnior (para estudantes do ensino médio) e bolsas de pós-doutorado, entre outras. Também destacaram a importância da interiorização do apoio à pesquisa e à inovação e das ações de equidade, diversidade e inclusão implementadas pela Facepe para diminuir as assimetrias no estado.

“Foi um momento excelente. Não só para apresentar nossos programas, dar dicas de maior aderência e falar de algumas modalidades desconhecidas, mas também para abordar a forma de julgar e esclarecer dúvidas dos pesquisadores. A escuta é muito importante para a gente aprimorar cada vez mais os editais e programas da Facepe”, disse a diretora-presidente da instituição, Fernanda Pimentel.

Ela ressaltou ainda que a maioria dos editais da Facepe tem reserva de vagas de aproximadamente 30% para o interior do estado. “Temos também programas que são unicamente para o interior, como é o caso da Bolsa Pernambucana de Produtividade do Interior”. Fernanda frisou que essas ações se destinam a minimizar as assimetrias regionais que existem em relação à Região Metropolitana do Recife e o interior do estado. 

Para o estudante de Ciências Biológicas Vinicio Lins Braz, que está no 3º período, a palestra foi muito positiva. “A palestra trouxe uma gama de conhecimentos voltados ao incentivo acadêmico e aos recursos voltados à Univasf”, comentou ele, que é bolsista da Facepe pelo Programa BIA.

A professora do Colegiado de Farmácia Cleônia Roberta Melo Araújo, que é bolsista de produtividade Facepe destacou a relevância da ação para aproximar ainda mais as duas instituições. “A palestra foi importante para estreitar os laços da Univasf com a Facepe e relembrar a importância das bolsas para o incentivo à pesquisa”, observou a docente.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Helena Matos, destacou importância da Facepe para a Univasf e para o desenvolvimento da pesquisa e da ciência na região do Vale do São Francisco. “A Facepe tem contribuído muito com diversas bolsas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e com editais que apoiam a pesquisa e a inovação. Essas ações contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico da universidade, ajudando a melhorar nossos programas de pós-graduação e o conceito dos programas, o que se reflete na região como um todo e no desenvolvimento regional”, afirmou.