Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Dramaturgia em Foco está com chamada aberta para edições de 2018

Revista Dramaturgia em Foco está com chamada aberta para edições de 2018

publicado: 15/01/2018 15h22 última modificação: 15/01/2018 15h22
Mônica Santos
Capa da edição inaugural da revista, em 2017.

A revista Dramaturgia em Foco, vinculada ao grupo de pesquisa Narrativas e Visualidades (Narravis), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com chamada aberta para publicação de textos para as edições de 2018. O prazo de submissão para as chamadas especiais é até dia 31 de maio, mas textos com temáticas livres podem ser submetidos para fluxo contínuo até dia 31 de agosto. A revista publica trabalhos com interpretações e abordagens das ciências humanas, cujas análises se concentrem em textos teatrais ou nestes comparados com outros textos literários, artes e mídias.

Para realizar a submissão, os autores precisam efetuar o cadastro na plataforma online e seguir as diretrizes presentes no site. Os textos enviados podem se encaixar em seis diferentes sessões: artigos, relatos, ensaios, entrevistas, traduções ou peças curtas. Há um limite de até três autores por texto, sendo que pelo menos um deve ter título de mestre ou doutor, ou estar vinculado a algum programa de pós-graduação.

A revista tem periodicidade semestral com duas chamadas especiais. A primeira, intitulada “Bertolt Brecht – 120 anos de Nascimento”, vai falar sobre a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Esta edição vai celebrar seus 120 anos de nascimento e traçar um paralelo entre o legado cultural e político deixado por ele e a sua forma de escrever e encenar. É preferível que sejam enviadas resenhas sobre as obras “Atualidade/Utilidade do Trabalho de Brecht”, de Agenor Bevilaqua Sobrinho; “Conversas de Refugiados”, de Bertolt Brecht; e “Ensaios sobre Brecht”, de Walter Benjamin.

Já a segunda será “Maio de 1968 – precedentes e consequências para a dramaturgia e o teatro”. Os trabalhos submetidos para esta edição devem refletir sobre o Movimento de Maio de 1968, que teve origem na França e que é lembrado como um dos maiores eventos do século XX. Caracterizado pela luta dos estudantes contra o governo conservador Gaullista e a dos trabalhadores através da maior greve geral da história, este movimento deixou um legado político social, cultural e artístico que é debatido até hoje. Esta edição reunirá trabalhos que reflitam sobre os antecedentes e desdobramentos desse movimento e a sua relação com a forma de pensar e de escrever dramaturgia.

A primeira edição da revista foi lançada no final de 2017, diretamente para 150 programas de pós-graduação brasileiros em Letras, Filosofia, Sociologia, Artes Visuais e História. Em média, são publicados dez textos por edição. Todas as edições anteriores podem ser acessadas online, pelo site da revista.