Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de conversa sobre música acontece amanhã (25) em São Raimundo Nonato

Roda de conversa sobre música acontece amanhã (25) em São Raimundo Nonato

publicado: 24/04/2018 15h54 última modificação: 24/04/2018 15h54
Mônica Santos
O evento vai acontecer no Instituto Federal do Piauí (IFPI), às 15h.

O projeto de extensão “O Som do Pensamento: rodas de diálogo sobre músicas” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, amanhã (25), seu encontro mensal. O evento vai acontecer no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus São Raimundo Nonato (PI), às 15h, e faz parte da programação do Integra IFPI. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento.

O projeto consiste na realização de uma roda de conversa voltada para a comunidade acadêmica, compositores, músicos, produtores musicais e entusiastas da música da cidade. Nessa edição, os compositores convidados são Rodrigo Lessa, professor do Colegiado de Arqueologia da Univasf; Kelson Coutinho, professor do IFPI; e Costa Lima, compositor local.

No primeiro momento do encontro cada compositor apresenta uma música autoral e, depois disso, os participantes expressam seus sentimentos e impressões sobre a obra. Em seguida, o compositor fala sobre a ideia original da composição e comenta sobre as observações feitas pelos integrantes da roda de conversa. O objetivo, segundo Joaquim Izidro, professor do Colegiado de Antropologia e coordenador do projeto, é fomentar o diálogo sobre as produções e as motivações por trás das letras das músicas, buscando, assim, o aprofundamento reflexivo e imagético das músicas autorais de compositores locais.

De acordo com Izidro, a cultura norteia e distingue a ação humana por meios simbólicos, sendo assim, a música se configura enquanto marca estrutural. Por isso, o projeto contribui significativamente para o aprofundamento da música como fazer cultural específico. “Com o projeto podemos aproximar teoria e prática, ensino e pesquisa, universidade e comunidade, compositores e ouvintes. Além disso, essa será a primeira edição em parceria com o IFPI, o que demonstra um importante momento de integração e partilha. Esperamos que seja uma parceria rica e duradoura”, afirma o professor.