Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saída dos filhos para a universidade e impacto na vida dos pais serão tema de live da Univasf nesta quinta-feira (3)

publicado: 02/09/2020 12h38 última modificação: 02/09/2020 12h38
Gersica Brito

Na busca de refletir sobre a experiência de pais cujos filhos saem de casa para cursar uma universidade em outra cidade, outro estado ou até mesmo país, o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (Nuceu), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), discutirá o assunto na live “Pais in, filho (a) universitário (a) out: como existir?”. A transmissão acontecerá nesta quinta-feira (3), no Instagram do Nuceu, às 19h, e terá como convidada a professora da Residência em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco (UPE) Lindair Araújo.

A live está direcionada a toda a comunidade acadêmica e externa. A coordenadora do Nuceu e professora do colegiado de Psicologia da Univasf, Shirley Macedo Vieira de Melo, explica que essa ação faz parte de uma nova etapa do projeto de extensão, que visa alcançar os familiares dos universitários, diante de uma demanda que surgiu dos próprios pais e mães.

A professora Lindair Araújo conta que abordará alguns pontos para reflexão sobre os aspectos inerentes à separação pais-filhos. Dentre eles estão: o ser pai e mãe; síndrome do ninho vazio; pais preocupados com “a vida da cidade”, ameaçados pela violência, truculência, competitividade; no contexto da pandemia, ameaça constante; cuidar do filho out (fora) - controle que precipita o desejo de liberdade do filho; lugar que não oferece educação e preparação para mercado de trabalho; separação x cuidado de si.

Parentes e universitários podem enfrentar adversidades com o distanciamento social, afirma a professora Shirley Macedo. Por isso, a importância da temática ser discutida amplamente. “A ideia do Nuceu é sempre colaborar com reflexões que ajudem as pessoas a enfrentar o sofrimento com mais saúde mental”, observa.

Além de lives, o Núcleo também realiza oficinas, rodas de conversa e capacitações. São atividades focadas em favorecer a saúde mental para a vida acadêmica e, preferencialmente, dos universitários. Até o mês de agosto, foram realizadas 12 lives, sete oficinas e uma aula. Foram abordados 20 temas que alcançaram, até o dia 24 de agosto, um público de 3.311 espectadores. Das lives realizadas, seis estão disponíveis no IGTV do Instagram do Núcleo.

registrado em: , , ,