Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saúde mental do idoso é tema da nova série de vídeos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati)

publicado: 06/10/2020 14h57 última modificação: 06/10/2020 14h57
Gersica Brito

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o sedentarismo, a dor e as limitações funcionais têm afetado de forma negativa, em especial, a saúde mental dos idosos. Diante disso, o projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está promovendo uma nova série de vídeos voltados à saúde mental da pessoa idosa de forma multidisciplinar, com dicas para trabalhar a memória, a motivação, entre outros temas. Toda quarta-feira, às 15h, um vídeo é lançado no canal da Unati no YouTube.

Além do YouTube, as aulas estão disponíveis no IGTV do Instagram do projeto. No primeiro vídeo da série, que foi postado na última quarta-feira (30), a estudante do 8º período do curso de Psicologia da Univasf Pâmala Bagano dá dicas para estimular os processos cognitivos. Uma delas é planejar a execução de uma receita, escrevê-la e listar ingredientes, o que de acordo com a estudante, faz parte dos processos de memória.

O professor do Colegiado de Educação Física e coordenador do projeto, Marcelo de Maio, diz que essa iniciativa é fundamental para o estímulo da mente dos idosos. “Com essa pandemia, de uma hora para outra, eles ficaram impedidos de sair de casa. Isso não só atrofia corpo, como também a mente. Com esses vídeos, além de se beneficiarem com as dicas, eles se sentem acolhidos”, afirma. Além disso, o professor ressalta que a série beneficia os estudantes, que exercitam os conteúdos estudados em aula, agora remota, e desenvolvem material didático para professores, pesquisadores e profissionais da área.

Unati em Movimento – Outra atividade de extensão desenvolvida pela Unati durante a pandemia é o projeto Unati em Movimento, que disponibiliza vídeo aulas com exercícios físicos direcionados aos idosos, mas que podem ser feitas por qualquer pessoa. Os vídeos da Unati em Movimento são disponibilizados às terças e quintas-feiras, às 15h, pelo Instagram do projeto. Até o momento foram realizadas 26 aulas, que também estão disponíveis no canal da Unati no YouTube.