Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Educação Universitária começou com música e palestra sobre saberes Acadêmico e Popular

publicado: 18/04/2017 16h30 última modificação: 18/04/2017 17h00
Renata Freitas

Educadores de Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco estão reunidos no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA), onde ocorrem discussões sobre o futuro da educação no país. Eles participam do Seminário de Educação Universitária (SEU), promovido pela Univasf, em parceria com a Fundação Brasil Meu Amor, HU-Univasf, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb),  e as secretarias municipais de Educação de Petrolina e Juazeiro.

O SEU teve início ontem (17) e prossegue até amanhã (19), com a realização de palestras, mesas redondas e oficinas, que têm como tema central “Nas Fronteiras do Futuro - Os Caminhos do Ensino Universitário”. O evento conta com cerca de 400 participantes, entre professores e técnicos das IES, e conferencistas de renome.

A solenidade de abertura, que aconteceu ontem à noite, começou com uma apresentação da Orquestra do Sertão, sob a regência do maestro Ozenir Luciano. Em seguida, a superintendente de Gestão de Pessoas da Univasf, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão, idealizadora do seminário, deu as boas-vindas ao público e ressaltou que o evento tem o intuito de proporcionar aos participantes a oportunidade de avaliar as práticas cotidianas em prol do futuro da educação brasileira.

O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, disse que a união das IES do Vale do São Francisco tornou possível a realização do seminário. “Este evento é de grande relevância para a área da educação na região do Vale do São Francisco”, destacou. Estiveram presentes à solenidade o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Monteiro de Almeida Filho; o presidente da Fundação Brasil Meu Amor, Jean Obry; a vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro; a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo; e representantes e servidores das IES da região.

A pró-reitora de Extensão e professora de Ciências Sociais da Univasf, Lucia Marisy, ministrou palestra sobre “O Saber Acadêmico e o Saber Popular”, que iniciou com a apresentação dos conceitos pertinentes aos dois saberes, percorreu a trajetória da educação no Brasil, abordou o papel da universidade e a função social do professor. Ela destacou que um dos desafios dos educadores nos dias de hoje é construir uma educação contextualizada, de forma a contribuir para a formação da cidadania democrática e que possibilite a transformação do sujeito popular em agente político.

“O educador é um facilitador do processo de aprendizagem, com a função de motivar o aluno para dar significado ao que fazemos na sala de aula”, disse Lucia, que ao final de sua exposição foi homenageada. Ela assistiu à exibição de um vídeo em sua homenagem e recebeu uma placa e um buquê com flores da Caatinga por suas contribuições como educadora na Univasf e em toda a região.