Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Educação Universitária será encerrado hoje (19)

Seminário de Educação Universitária será encerrado hoje (19)

publicado: 19/04/2017 16h43 última modificação: 19/04/2017 16h44
Lucas Sobreira

O Seminário de Educação Universitária que tem como tema central “Nas Fronteiras do Futuro: Os Caminhos do Ensino Universitário” será encerrado hoje (19) com uma ampla programação no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento teve a participação de professores e técnicos das Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco para discutir o futuro do ensino superior.

Na manhã de ontem (18), foi realizada a mesa redonda “O sonho da universidade” que contou com a participação do professor e escritor, Leonardo Boff; do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Monteiro de Almeida Filho; e do presidente da Fundação Brasil Meu Amor, Jean Obry. A mesa foi mediada pelo professor da Univasf Alexandre Reis.

Em sua palestra, o professor Naomar Monteiro de Almeida Filho resgatou a trajetória da Universidade no Brasil, destacando os modelos adotados no passado até o conceito dos Bacharelados Interdisciplinares, vigentes em algumas instituições brasileiras, a exemplo da própria UFSB, cuja experiência foi apresentada por Almeida.

Leonardo Boff, depois de fazer um passeio pela evolução do mundo do conhecimento, destacou que a humanidade precisa utilizar o conhecimento para zelar pelo bem comum. “A essência do ser humano, é o cuidado com o outro. E hoje, mais que nunca, temos que aprender a cuidar”, afirmou. Ele também ressaltou que é necessário incorporar o conhecimento popular ao saber acadêmico.

Jean Obry falou sobre a importância de sonhar, aspecto que ele também destacou na Roda de Conversa com os jovens, da qual participou junto com Leonardo Boff, no início da noite de ontem (18). “Sonhar é a ponte mais importante entre a realidade e a utopia”, disse. Obry ressaltou que o sonho é a espinha dorsal energética da vida dos seres humanos.

Cerca de 400 pessoas participaram das palestras, mesas redondas e oficinas do seminário. O professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf José Alves de Siqueira Filho considera que o seminário vai ajudar a nortear o trabalho dos educadores que queiram encarar o desafio de mudar o cenário diante de todas as dificuldades apresentadas na sociedade atual. “Estamos diante de uma oportunidade ímpar com pensadores, filósofos e educadores que vão ajudar a nortear e abrir o diálogo para os educadores perceberem que têm uma ferramenta de mudança nas mãos que é o saber educar”, observa.

O professor de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), André Santana, disse que, para além da formação técnica, a universidade tem o seu papel de discussão e de reflexão da sociedade. “É importante discutir se a gente está exercendo o nosso papel. Pensar nas ameaças a essa função da universidade. A universidade tem de ampliar cada vez mais e absorver as contribuições da sociedade”.

Na manhã de hoje (19), as discussões foram sobre a temática “Trajetória da Universidade Brasileira e suas Encruzilhadas”, numa mesa redonda que contou com a participação do professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Juracy Marques; do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jacyntho José Lins Brandão; e de Jean Obry. O debate foi mediado pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima.

O encerramento do SEU será realizado a partir das 17h. O Seminário de Educação Universitária é realizado em parceria com a Fundação Brasil Meu Amor, o Hospital Universitário (HU-Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade de Pernambuco (UPE), a Uneb, secretarias municipais de Educação de Petrolina e Juazeiro.