Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sensores antirruídos são instalados em bibliotecas da Univasf

Notícias

Sensores antirruídos são instalados em bibliotecas da Univasf

publicado: 23/10/2018 11h29 última modificação: 23/10/2018 11h29
Mônica Santos
A biblioteca do Campus Serra da Capivara recebeu um dos sensores.

A biblioteca do Campus Serra da Capivara recebeu um dos sensores.

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instalou, em quatro de suas unidades, sensores medidores de ruído que alertam, de forma sonora e visual, os usuários da biblioteca quando o limite de barulho é atingido. Os sensores foram instalados nos Campi Sede e Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE); Juazeiro, em Juazeiro (BA); e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

O aparelho se chama Sensonore e está instalado nos salões de estudo das bibliotecas. O sensor mede a intensidade do som no ambiente e, ao ultrapassar o limite de 75 decibéis programado no aparelho, emite um bip sonoro. Além disso, sinais luminosos ficam acesos indicando uma luz verde quando o nível de barulho está dentro do limite, laranja quando ele estiver sendo alcançado; e vermelho, quando o limite for ultrapassado.

O objetivo do aparelho é controlar o nível de ruído no interior das bibliotecas, mantendo o espaço adequado para o estudo. O SIBI busca, por meio dessa iniciativa, conscientizar o usuário, induzindo-o à prática do silêncio e colaborando com a manutenção de ambientes propícios à pesquisa e produção do conhecimento.

registrado em: ,