Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com programação especial

publicado: 28/09/2021 17h54 última modificação: 28/09/2021 17h54
Júlia R. Mendes

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com uma programação comemorativa especial. A programação inclui palestra, treinamento e um minicurso, que irão acontecer nos dias 4, 6 e 8 de outubro, respectivamente. As ações são abertas a toda a comunidade acadêmica e ao público externo.

A primeira ação consiste em uma palestra de tema “Preservação digital e o repositório de acesso aberto”, que será realizada no dia 4 de outubro, às 17h, com transmissão pelo canal do Sibi e da TV Caatinga no YouTube. Para ministrar a palestra, os convidados são Miguel Márdero Arellano, coordenador da Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); e a professora Michelli Pereira Costa, da Universidade de Brasília (UnB). Os palestrantes irão abordar a relevância da implantação de repositórios institucionais nas universidades, a preservação de dados digitais, o acesso à produção acadêmica e o fortalecimento da memória institucional. Não é necessário inscrição prévia, mas haverá certificação para os participantes.

O segundo evento será um treinamento, que acontecerá no dia 6 de outubro, sobre “Ferramentas Inteligentes de Pesquisa”. O objetivo desta ação é capacitar a comunidade acadêmica da Universidade para o acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes, tratar dos recursos CAFe e Meu Espaço, apresentar resultados por buscas inteligentes, entre outros serviços. O evento terá duração de duas horas, das 15h às 17h, pelo Google Meet. O link será enviado posteriormente para os inscritos. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário on-line, até 4 de outubro. O treinamento será ministrado pelo bibliotecário da Univasf Renato Alves Marques, do Campus Juazeiro (BA).

Um minicurso sobre a “Elaboração de Resumo Expandido” encerrará a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Univasf. O minicurso, que irá tratar sobre essa modalidade de trabalho científico, esclarecendo os procedimentos de submissão em eventos e publicação de periódicos, será ministrado pelo professor José Carlos Sales dos Santos, do Instituto de Ciência da Informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As aulas ocorrerão das 14h às 17h, pelo Google Meet. Para participar, os interessados devem acessar o link e preencher o formulário até o dia 6 de outubro.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada em todo o país de 23 a 29 de outubro. Este período que marca a importância das bibliotecas em território nacional foi instituído pelo Decreto Nº 84.631/1980. A diretora do Sibi, Ana Paula Lopes da Silva, explica que a comemoração este ano será antecipada na Univasf porque a semana comemorativa irá coincidir com a última semana do período letivo 2020.2 na Instituição.

De acordo com ela, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Univasf é uma oportunidade de agregar conhecimento quanto aos temas propostos e uma forma de fortalecer os serviços prestados pelo Sibi de orientação aos usuários. “É importante para auxiliar, principalmente os estudantes, no uso de ferramentas que são disponibilizadas pela Instituição e, muitas vezes, não são amplamente utilizadas pela falta de conhecimento, mas que são de grande valia para a pesquisa e a produção científica, como é o caso do Portal de Periódicos Capes”, ressalta Ana Paula.