Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Telio Nobre Leite é empossado reitor da Univasf para quadriênio 2023-2027

Telio Nobre Leite é empossado reitor da Univasf para quadriênio 2023-2027

publicado: 27/04/2023 14h21 última modificação: 27/04/2023 14h21
Renata Freitas

Assinatura do termo de posse para mandato de quatro anos na Reitoria da Univasf. Fotos: Ascom/MEC

O professor Telio Nobre Leite foi empossado reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) pela ministra da Educação em exercício, Izolda Cela, no final da tarde de ontem (26). A posse ocorreu na sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a presença de autoridades, servidores da Univasf e familiares do novo reitor. Telio Leite estará à frente da Univasf durante o quadriênio 2023-2027.

O novo reitor da Univasf é o primeiro reitor a ser nomeado na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 5 de abril. Eleito reitor da Univasf em 2019, Telio Leite aguardava a nomeação há três anos. A solenidade de posse ocorreu em meio a muita emoção e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube, onde permanece disponível para visualização.

O evento contou com a presença da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; da senadora Teresa Leitão (PT-PE); dos deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Josias Gomes (PT-BA), Mendonça Filho (União-PE) e Pedro Campos (PSB-PE), do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; e do ex-reitor Julianeli Tolentino de Lima, que exercia o cargo de reitor temporário da Univasf desde janeiro deste ano.

A solenidade teve a presença da ministra em exercício, Izolda Cela, e de parlamentares.

A ministra da Educação em exercício, Izolda Cela, destacou o simbolismo da posse do reitor da Univasf. “Esse momento tem um simbolismo, essa demarcação importante da primeira posse de um reitor”, lembrou. Ela também ressaltou a importância e o potencial das Universidades em contribuir com a sociedade brasileira e com a educação básica. “Desejo que a Univasf fortaleça sua ação e que sigamos com o compromisso com os melhores valores democráticos”, afirmou.

A secretária Denise Pires de Carvalho ressaltou a importância da posse do professor Telio Leite e parabenizou a comunidade acadêmica da Univasf pela superação dos momentos de dificuldades, além de apresentar um pouco da história da Instituição, citando também alguns dos desafios da Universidade. “O reitor Telio assume hoje mais uma Instituição que muito orgulha nosso País. Espero que daqui por diante não tenhamos mais processos de judicialização na escolha democrática dos reitores e das reitoras nesse País”.

Num discurso emocionado, após a assinatura do termo de posse, o reitor Telio Leite destacou que é “tempo de união e reconstrução. É tempo de voltar a sonhar. É tempo de muito trabalho. É tempo de assumirmos nossas responsabilidades e reafirmamos os compromissos firmados durante o processo eleitoral que vencemos em 2019”.

Posse ocorreu na sala de Atos do MEC.

Ele lembrou o longo período de espera que antecedeu o momento da nomeação e ressaltou que irá trabalhar pelo fortalecimento da Univasf e sua relação com as comunidades, pela valorização da pesquisa e inovação, pela melhoria da assistência estudantil e do cuidado ao corpo discente, prosseguindo com as ações afirmativas através de políticas de inclusão e igualdade. Também atuará pelo aperfeiçoamento da gestão e da governança e pelo empoderamento da mulher na universidade, além de fortalecer ações voltadas à formação de professores, contribuindo para a melhoria da educação básica.

“Queremos uma Univasf pública e democrática. Queremos uma Univasf inclusiva, igualitária e antirracista. Queremos uma Univasf que cuida das pessoas e que ajuda a conservar e preservar a nossa fauna e flora. Queremos uma Univasf forte como a caatinga, que veste o Semiárido de resistência e esperança para renovar os sonhos das sertanejas e dos sertanejos”, concluiu o reitor Telio Leite.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.