Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalhos do Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos da Univasf são apresentados no 23º Encontro Nacional de Estudos Populacionais

publicado: 15/10/2024 12h28 última modificação: 15/10/2024 13h30

As estudantes de Ciências Sociais, Graziella e Ana Carolina, e a professor Monica Tomé representaram a Univasf no evento.

Três trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos (LEAED) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram apresentados no 23º Encontro Nacional de Estudos Populacionais, promovido pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Os estudos foram expostos por estudantes dos cursos de Ciências Sociais e pela docente do Colegiado de Psicologia, Monica Aparecida Tomé Pereira, que também coordenou uma sessão temática sobre migrações internas e mobilidade pendular. O evento foi realizado em Brasília entre os dias 23 e 26 de setembro.

Os trabalhos apresentados foram: “Rede Urbana e Demografia: atualizações do arranjo populacional de Petrolina-Juazeiro nos padrões conceituais de hierarquia urbana e os primeiros resultados do censo 2022"; "Ride Expandida Petrolina e Juazeiro – pistas da trajetória da composição e dinâmica populacional, pelos censos demográficos”, que tiveram orientação da docente Monica Tomé; e “Adoção de Crianças e Adolescentes na Bahia: uma análise sobre os dados das primeiras décadas do século XXI”, foi orientado pelo professor do Colegiado de Engenharia de Produção, Paulo José Pereira, e apresentado no evento por Monica.

A estudante do 6º período de Ciências Sociais Ana Carolina Jatobá de Souza apresentou o trabalho sobre a rede urbana e demografia de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que visou analisar a posição do Arranjo Populacional (AP) de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) de acordo com os parâmetros gerais de rede urbana. O estudo baseou-se na linha de pesquisa Região de Influência das Cidades (REGIC) do IBGE, destacando a dinâmica das atividades urbanas e analisando a influência desse arranjo sobre as cidades vizinhas. Além disso, o estudo refletiu sobre a taxa de crescimento da região de AP, que, segundo o Censo, é superior à média nacional do Brasil.

“A experiência de apresentar esse trabalho na ABEP foi incrível. Sempre quis escrever sobre a minha região, e expor um trabalho sobre Juazeiro e Petrolina em um evento de nível nacional foi, sem dúvida, um momento singular. Representar a Univasf, uma universidade que nasce no Vale do São Francisco, também me deixou bastante feliz, especialmente por dar visibilidade ao curso de Ciências Sociais”, ressaltou Ana Carolina.

Participando pela primeira vez de um evento nacional na área de demografia, a estudante do 4º período do curso de Ciências Sociais, Graziella Santos Silva, apresentou o estudo sobre a trajetória da composição e dinâmica populacional de Juazeiro e Petrolina, com base nos censos demográficos. "Nosso objetivo foi mostrar, com dados dos Censos Demográficos de 1970 a 2022, as mudanças notórias na região de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, evidenciando como essas transformações ocorrem devido à proximidade entre as cidades e como ambas tiveram um grande crescimento populacional e econômico", contou a discente.

Monica Tomé ressaltou que, dado que a dinâmica e a composição populacional são fenômenos que atravessam diversas áreas do conhecimento, as pesquisas e os trabalhos realizados influenciam as políticas públicas do país. “Este período é ainda mais emblemático, pois uma das fontes de informação para os estudos e direcionamentos quanto à população é o Censo Demográfico 2022. Este evento foi marcado por técnicas e procedimentos inovadores para fazer leituras e indicações do que está por vir em relação ao mercado de trabalho, bem-estar, segurança alimentar e financiamento público”, afirmou

LEAED – O Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos desenvolve pesquisas, orientações de TCC e dissertações de mestrado no âmbito da Estatística e Demografia. É formado pelo coordenador, professor Paulo José Pereira, e mais sete docentes, além de orientandos do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), da Iniciação Científica, monitores e mestrandos.