Notícias
Turma de empregados públicos da Companhia Nacional de Abastecimento inicia Mestrado em Extensão Rural na Univasf
Parceria possibilita primeira turma de pós-graduação da Conab.
Uma turma com 32 empregados públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia hoje (9) sua jornada no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) - Mestrado Profissional Interdisciplinar, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A solenidade de abertura do primeiro período letivo da turma da Conab será realizada no auditório do Espaço Plural, em Juazeiro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube.
Durante a manhã de hoje, o reitor Telio Nobre Leite e a vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira receberam no gabinete da Reitoria o diretor de Inovação e Gestão de Pessoas da Conab, Lenildo Dias de Morais, e a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide Sandes de Almeida, além de gestores da Conab e estudantes que integram a turma de mestrandos. Também estiveram presentes o coordenador do PPGExR, Vanderlei Souza Carvalho; o coordenador do projeto Plansanear, Anderson Miranda de Souza; e o secretário Especial de Gestão de Projetos e Cooperações da Univasf, Bruno Cézar Silva. A parceria para realização do mestrado foi viabilizada por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).
Esta é a primeira turma de mestrado voltada aos empregados da Conab e representa uma grande conquista, segundo o diretor Lenildo de Morais. “Trabalhamos no combate à fome e no constante diálogo com pessoas em situação de insegurança alimentar. A pós-graduação permitirá um olhar diferenciado para esse público a partir da qualificação das nossas equipes”, afirmou. Ele destacou ainda que a pós-graduação irá contribuir para melhorar o trabalho com o público e disseminar o desenvolvimento da pesquisa agrícola entre o corpo técnico da Conab, além de colaborar para a retenção de talentos nos quadros da instituição.
A gerente de Capacitação da Conab, Daniele Cadete, afirmou que os mestrandos já planejam a realização de trabalhos que sejam voltados à atuação da Conab junto à sociedade. “Esse diálogo vem sendo feito para que os projetos envolvam práticas que contribuam para melhorar o trabalho que a Conab presta à população”, comentou.
A vice-reitora Lucia Marisy, que faz parte do quadro docente do PPGExR, observou que os discentes são incentivados a desenvolver trabalhos que possam ser vinculados à sua atuação profissional, contribuindo desta forma para promover melhorias nas práticas dos profissionais formados pelo programa. “Ao final do curso, o discente elabora a dissertação e um produto, que tem característica mais prática. Trabalhamos na perspectiva de que esse produto seja voltado à instituição à qual o discente esteja vinculado”, informou.
“Nós oferecemos uma diversidade de formações nos nossos mestrados e doutorados, mas temos buscado fortalecer cada vez mais nossas vocações. E uma das nossas grandes vocações é essa área, na qual temos o mestrado em Extensão Rural e o doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial”, disse o reitor Telio Leite. Ele ressaltou ainda que as parcerias com outros órgãos públicos contribuem para a Univasf alcançar sua missão de levar a educação superior pública de qualidade à população no interior do Nordeste. “Nossa atuação está voltada à sociedade e munidos desse princípio a gente vai longe”, disse.