Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Último Webinar Nepst do ano discute Análise Espacial e Geoindicadores nesta sexta-feira (4)

publicado: 03/12/2020 14h22 última modificação: 03/12/2020 14h22
Layla Shasta

O Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst), vinculado ao Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará a última edição do Webinar Nepst no ano de 2020. A transmissão acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 16h, através do canal do Nepst no Youtube. Concluindo a programação do projeto, esta edição especial discutirá a temática “Análise espacial e geoindicadores aplicados ao estudo das paisagens naturais e suas relações”, com a presença do coordenador da Associação Brasileira de Geografia Física e coordenador suplente da área de Geografia no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) Archimedes Perez.

O evento é gratuito e está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever por meio do site do webinar. Haverá emissão de certificado para os participantes. No YouTube, é possível definir um lembrete para o início da transmissão do evento. Esta será a 14º edição do Nepst, marcada pela participação do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Archimedes Perez. Considerado uma das maiores referências nacionais na área de Geografia, o docente possui experiência nos campos de Geografia Física e Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Solos, realizando, principalmente, estudos sobre bacia hidrográfica, fragilidade ambiental de terras e suas relações com uso e ocupação.

Com início em maio de 2020, o Webinar Nepst surgiu com o objetivo de discutir temáticas da Geografia no contexto da pandemia de Covid-19, com pesquisadores de diferentes instituições do país. Os eventos reuniram um público médio de 200 pessoas por edição, incluindo espectadores internacionais, de países como Angola, Moçambique, Venezuela e França. Em um espaço de diálogo aberto com o público, as conferências, de acordo com o professor do Colegiado de Geografia da Univasf e coordenador do projeto, Sirius Souza, obtiveram como resultado a promoção de muitos aprendizados e encontros, de forma leve e empática, auxiliando a comunidade acadêmica e externa a vivenciar um ano difícil, marcado pelo distanciamento, trabalho remoto e perdas.

O Webinar Nepst é realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst) da Univasf, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais e o Núcleo de Estudos Geográficos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O projeto conta, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. As conferências do Nepst foram promovidas este ano com periodicidade quinzenal e, segundo Sirius Souza, continuarão sendo realizadas em 2021, porém com menor frequência. Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas no Instagram do Nepst.

registrado em: , , , , ,