Notícias
Univasf abre seleção de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação de outras instituições federais do país
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o edital de seleção para participação de estudantes de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Podem participar do processo seletivo discentes de cursos de graduação de instituições conveniadas que tenham interesse em cursar disciplinas na Univasf no período letivo de 2026.1. As inscrições estarão abertas de 10 de novembro a 12 de dezembro de 2025.
Para participar, é necessário que a instituição de origem encaminhe, com as devidas aprovações e assinaturas, a documentação exigida para o e-mail dpeg.proen@univasf.edu.br, em formato PDF. Entre os documentos solicitados estão: ofício do coordenador do programa de mobilidade estudantil da instituição de origem; requerimento e plano de estudos devidamente preenchidos e assinados; parecer da coordenação do curso de origem; histórico escolar atualizado; comprovante de matrícula; relação e programas das disciplinas pleiteadas na Univasf; além de cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
As ementas e conteúdos programáticos das disciplinas podem ser consultados no portal da Univasf, na página do estudante. Podem participar da seleção estudantes de graduação com matrícula ativa em uma das instituições federais integrantes do convênio, que tenham concluído, no mínimo, 20% da carga horária total do curso e possuam no máximo duas reprovações nos dois períodos letivos anteriores ao pedido de mobilidade.
O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica tem como objetivo promover a cooperação técnico-científica entre as universidades federais, possibilitando que estudantes realizem componentes curriculares em instituições diferentes das quais estão vinculados, sem necessidade de transferência de curso. A iniciativa busca ampliar a formação acadêmica e cultural dos discentes, além de fortalecer a integração e o intercâmbio entre as universidades públicas do país.
