Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf adota Gmail como novo servidor de E-mail

Univasf adota Gmail como novo servidor de E-mail

publicado: 01/02/2021 17h47 última modificação: 01/02/2021 17h47
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) passou a utilizar, a partir de hoje (1º), o Gmail como nova ferramenta de troca de mensagens eletrônicas institucionais. Com a ativação do novo servidor de e-mail, a Univasf encerra o processo de adesão total à Plataforma GSuite for Education, adotada para as atividades acadêmicas do semestre letivo suplementar 2020.3, a partir de agosto de 2020. A adoção das ferramentas do Gsuite também para uso dos servidores foi aprovada no âmbito do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) da Univasf, em 2 de outubro de 2020.

A migração do servidor Zimbra para o Gmail demandou planejamento cuidadoso e detalhado, que levou cerca de seis meses, num trabalho coordenado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). A execução da migração foi realizada pelos servidores Thiago Aurélio Aleixo Oliveira, coordenador de Infraestrutura e Serviços de Redes, e pelos analistas de TI Valtency Remígio e Antônio Fernandes Neto. A equipe criou um algoritmo para migrar as contas de e-mail de todos os servidores e setores da Univasf e a migração foi realizada na noite da última sexta-feira (29), conforme programado.

Os endereços de e-mail dos servidores e dos setores permanecem iguais, com a extensão @univasf.edu.br. Foram preservadas as listas de envio já existentes, mas os usuários precisarão importar suas listas de contatos do Zimbra. As orientações para fazer este procedimento constam numa lista com as dúvidas mais frequentes elaborada pela STI para auxiliar os usuários nesse processo.  Outras dúvidas podem ser enviadas por e-mail para sti@univasf.edu.br.

Thiago Oliveira esclarece que as mensagens antigas também serão migradas gradualmente para o Gmail, mas permanecerão disponíveis para acesso dos usuários no Zimbra por tempo indeterminado. Ele destaca que a adesão à Plataforma GSuite for Education possibilitou o uso de uma série de ferramentas que proporcionam uma maior interação entre docentes e estudantes e facilitam os processos de trabalho na Universidade, entre elas o Gmail, o Google Meet e o Google Drive, que oferece grande capacidade de armazenamento de informações para uso dos servidores, além das ferramentas de edição de textos, planilhas, apresentações e ferramentas pedagógicas.