Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf assina novo Acordo de Cooperação com a Universidade de La Rochelle

Univasf assina novo Acordo de Cooperação com a Universidade de La Rochelle

publicado: 19/01/2024 13h26 última modificação: 19/01/2024 13h26

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) assinou em dezembro um novo Acordo de Cooperação com a Universidade de La Rochelle, localizada na França. O convênio tem como objetivo fomentar a realização de pesquisas entre as duas instituições, tanto no Brasil como na França, além de promover o intercâmbio de estudantes e de pesquisadores. O acordo também pretende fortalecer a Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais, coordenada pelo docente Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia da Univasf, e por Laurent Picot, professor na Universidade de La Rochelle. A rede é fruto do Acordo de Cooperação anterior, firmado entre as Universidades em 2017.

A colaboração entre os grupos de pesquisa das duas instituições visa dar continuidade aos estudos que buscam novas moléculas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias a partir de plantas nativas da biodiversidade brasileira e, também, para serem utilizadas no tratamento do melanoma, um tipo de câncer de pele agressivo. Os pesquisadores também estudam pigmentos obtidos a partir de algas marinhas coletadas na França, com a finalidade de encontrar novas moléculas com essas especificidades.

O Acordo de Cooperação, que foi firmado de forma remota, terá vigência de cinco anos, assim como o anterior, que terminou em 2022. Os projetos de pesquisa realizados através da parceria entre as universidades são coordenados pelo professor Jackson Guedes no Brasil, e pelo professor Laurent Picot na França. “Além da participação de alunos de graduação, também temos a colaboração de alunos de pós-graduação nas pesquisas e isso é importante para fortalecer a internacionalização, tanto do curso de Farmácia, como do programa de pós-graduação em Biociências da Univasf”, conta Guedes.

O Brasil e a França possuem um convênio através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), que tem como objetivo incentivar a pesquisa e o intercâmbio entre instituições brasileiras e francesas. Segundo Guedes, o acordo entre a Univasf e a Universidade de La Rochelle é importante para fortalecer o vínculo entre os pesquisadores dos dois países e, por meio dessa colaboração, tenham propostas aprovadas dentro do programa Capes/Cofecub.

Através do Acordo de Cooperação, as Universidades realizam eventos científicos em conjunto, como o Encontro Franco-Brasileiro de Produtos Naturais, que ocorre a cada dois anos dentro das atividades do Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco da Univasf. Este ano, a Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais irá realizar dois eventos, um em Aracaju e outro em Maceió, onde reunirá diversos pesquisadores de instituições brasileiras e francesas.