Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf dá início a cursos de aperfeiçoamento e especialização para professores do campo pelo programa Escola da Terra

Notícias

Univasf dá início a cursos de aperfeiçoamento e especialização para professores do campo pelo programa Escola da Terra

publicado: 18/09/2024 17h03 última modificação: 18/09/2024 17h03

Cada turma dos cursos de aperfeiçoamento e especialização tem 60 participantes.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou na última quarta-feira (11) a cerimônia de abertura e a Aula Inaugural do programa Escola da Terra, que tem duas turmas sendo ofertadas pela primeira vez na Instituição. No total, 120 professores que atuam em escolas do campo e quilombolas irão participar dos cursos de aperfeiçoamento e especialização na Univasf. O evento aconteceu durante a manhã, no auditório do Espaço Plural, em Juazeiro (BA).

A Aula Inaugural foi ministrada pelo professor José Hermógenes Moura da Costa, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf. Estiveram presentes ao evento os participantes da primeira turma dos dois cursos; a coordenadora da especialização, Lucia Marisy de Oliveira, que também é a coordenadora geral do programa na Univasf; a coordenadora da especialização, Monica Tomé; e a pró-reitora adjunta de Extensão, Audimar Sousa.

Cada turma do programa na Univasf conta com 60 participantes. O curso de aperfeiçoamento terá sete meses de duração e a especialização ocorrerá por um período de 15 meses. O programa Escola da Terra é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), como uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo).

A iniciativa visa à melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural. O programa Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.