Notícias
Univasf digitaliza documentos acadêmicos de discentes da graduação
Diariamente, documentos acadêmicos de dezenas de estudantes de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) são digitalizados em quatro estações com scanner e computador, num trabalho que envolve oito pessoas, entre servidores, funcionários terceirizados e estagiários da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e da Seção de Arquivo Geral, vinculada ao Protocolo Central. O material é armazenado em servidor específico destinado à guarda segura do acervo. Esse processo integra o projeto da Secretaria Acadêmica Digital da Univasf, que viabilizará a implantação do sistema de gerenciamento de documentos acadêmicos digitais e a emissão do diploma digital dos egressos dos cursos de graduação.
Serão digitalizados 25 mil dossiês, que são conjuntos de documentos dos estudantes, possibilitando aos discentes o acesso rápido a todos os seus documentos acadêmicos. Inicialmente, serão digitalizados aproximadamente cinco mil dossiês, com o objetivo de atender a Portaria do Ministério da Educação (MEC) Nº 554/2019, que torna obrigatória a expedição do diploma digital, e o Decreto Nº 10.332/2020 do governo federal, que visa regular a transformação por meio de tecnologias digitais, pautada em princípios que buscam oferecer serviços acessíveis aos cidadãos.
O projeto de Secretária Acadêmica Digital, que começou no último mês de setembro e ocorre em escalas pré-definidas em cumprimento às normas de distanciamento em virtude da Covid-19, conta com apoio do Gabinete da Reitoria, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade. A transformação digital teve início pelo acervo acadêmico dos discentes de graduação, seguindo os caminhos da gestão de documentos e poderá servir como modelo para os demais setores da Instituição. O procedimento de digitalização respeitará as seguintes etapas: diagnóstico situacional do acervo; higienização, avaliação, classificação documental e a digitalização, que consiste na conversão do acervo físico, em papel, para o meio digital.
Coordenado pelas servidoras da SRCA Samara Andrade, secretária de Registro e Controle Acadêmico, e Keylha Hüller, diretora de Administração e Registro Acadêmico; e pela servidora Larissa Albuquerque, arquivista da Seção de Arquivo Geral, o projeto também visa à modernização da SRCA e dos Serviços de Informação ao Cidadão (SICs). A transformação digital trará outros benefícios para a comunidade acadêmica, como maior agilidade na emissão de documentos e a otimização do espaço físico dos setores envolvidos com o armazenamento de documentos na Universidade.