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Univasf discute futuro do Serviço de Transporte Estudantil em seminário com a comunidade acadêmica

publicado: 04/09/2025 10h25 última modificação: 04/09/2025 10h25

O seminário teve a participação de servidores, estudantes e convidados de órgãos externos. 

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) apresentou na manhã de terça-feira (2) o diagnóstico sobre o Serviço de Transporte Estudantil Intercampi, durante seminário no Cineteatro do Campus Sede. O evento contou com a presença de professores, técnicos, estudantes, representantes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) e da Câmara de Vereadores de Petrolina. No seminário, que foi marcado por uma manifestação dos discentes que reivindicavam melhorias para o transporte estudantil e para os Restaurantes Universitários, entre outras pautas, a Univasf anunciou que o serviço de transporte oferecido por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) passará por uma etapa de transição para seu encerramento num futuro próximo.

Uma primeira alteração nos itinerários entrará em vigor nesse mês de setembro, devido à obra da Travessia Urbana de Juazeiro, com um redimensionamento das rotas atuais. A decisão tem por base o resultado da Pesquisa Origem e Destino, realizada junto aos estudantes em abril e maio desse ano, no âmbito do projeto de extensão “Transporte Intercampi da Univasf: Diagnóstico de Operação, Pesquisa de Embarque/Desembarque e Propostas de Reestruturação”. O estudo foi coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Civil Rafael Amorim Viana de Moura, com a apoio da Proae.

O evento teve a presença do reitor Telio Nobre Leite, da vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira, do assessor especial da Ammpla, Paulo Valgueiro, do gerente de Transporte Coletivo do órgão, Jailson Gama de Oliveira, e do vereador Gilmar Santos, além de pró-reitores e gestores da Univasf. As Prefeituras Municipais de Petrolina e Juazeiro e o Ministério Público de Pernambuco e da Bahia não enviaram representantes.

O reitor Telio Leite fez um resgate sobre a implantação dos campi da Univasf em Petrolina e Juazeiro, os desafios gerados a partir da localização do Campus Ciências Agrárias na zona rural de Petrolina e as tratativas com o poder público municipal desde então visando à implantação de transporte público para aquela região. Ele também falou sobre as circunstâncias da criação do serviço de transporte estudantil intercampi, iniciado em 2014, e os primeiros desafios identificados já naquela época. “Temos buscado o diálogo permanente com o poder público municipal tanto de Petrolina e Juazeiro quanto de São Raimundo Nonato (PI), que tem situação similar. Mas até agora não conseguimos apresentar de maneira conjunta uma solução. A ideia desse seminário também era discutir essa questão com o poder público dos municípios e com o Ministério Público das esferas Federal e Estadual”, disse o reitor.

Ele destacou que o estudo desenvolvido pelo professor Rafael Viana teve como objetivo prolongar o serviço de transporte estudantil. “Mas em algum momento o serviço será descontinuado e vocês precisam estar cientes desse impacto. A manifestação de vocês nesse evento é muito importante, porque chama atenção para um problema que precisa ser assumido. Eu tenho defendido que o Governo Federal, através do Ministério da Educação, assim como dá apoio à educação básica através do transporte escolar, consiga dar algum tipo de apoio às prefeituras e às universidades que têm campus em cidades com dificuldades de mobilidade”, afirmou.

O professor Rafael Viana apresentou os resultados da pesquisa, que foi respondida por 644 estudantes, e destacou os desafios a serem superados pelo serviço de transporte estudantil: itinerários com muitas paradas, baixo índice de passageiros por quilômetro rodado, existência de apenas uma garagem, localizada no Campus Juazeiro, e falta de integração modal. “Uma das propostas é a criação de mais uma garagem no CCA para possibilitar o sistema de triangulação. Dessa forma, a gente consegue otimizar as rotas e reduzir o tempo de viagem dos passageiros”, disse Viana. Outra proposta é reduzir o número de paradas e analisar a integração modal com outros tipos de transporte que sejam utilizados pelos discentes no trajeto à Universidade.

Viana destacou ainda outras questões que contribuem para aumentar o custo do transporte, como a ausência de faixas exclusivas para ônibus e de um terminal municipal em Petrolina, que poderia ser um ponto de integração com os ônibus da Universidade, contribuindo para reduzir o custo do serviço. “É preciso que o município tenha um olhar para o transporte público como preconiza a Lei Nº 12.587/2012”, comentou o professor.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira, anunciou que em breve serão divulgados novos itinerários do transporte estudantil para se adequar às obras do projeto da Travessia Urbana de Juazeiro, que entrarão numa nova fase esse mês. Ele informou que a circulação dos ônibus será concentrada nos horários de pico. “Nossos veículos estão fadados para, talvez no prazo de um ano, precisarem ser retirados de circulação em virtude do alto custo de sua manutenção, devido à idade da frota. A legislação não nos permite realizar serviços de manutenção cujo custo represente mais da metade do valor do veículo e esse custo está se tornando cada vez mais alto”, disse Ferreira.

Após a apresentação, houve um momento de debate, durante o qual os estudantes fizeram perguntas e apresentaram dúvidas relativas ao transporte estudantil e a outros serviços, como Restaurante Universitário e bolsas e auxílios concedidos por meio da Proae. O seminário foi transmitido pelo canal da TV Caatinga no YouTube, onde permanece disponível para visualização.