Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf divulga edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais 2021

publicado: 06/04/2021 11h29 última modificação: 14/04/2021 10h20

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2021, que disponibiliza 1.610 vagas para os 30 cursos ofertados nos sete campi da instituição, situados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Para concorrer às vagas, os candidatos devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, que está com inscrições abertas de hoje (6) até sexta-feira (9), utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Nesta primeira edição do Sisu 2021, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para os dois semestres letivos do ano, conforme estabelece o Edital Nº 5/2021, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Os interessados em participar da seleção para a Univasf não podem ter tirado zero na prova de Redação do Enem 2020. Candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para a matrícula podem participar do processo seletivo.

A distribuição das vagas no PS-ICG 2021 ocorre de acordo com a Lei de Cotas (Lei Nº 12.711/12), que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Há nove grupos entre as modalidades de concorrência para o PS-ICG 2021, conforme consta no edital e na lista abaixo. A distribuição de vagas por curso está disponível no Anexo 1 do edital e no Termo de Adesão ao Sisu 2021, que se encontram no Portal do Processo Seletivo.

Conforme determina o edital, para efeito de comprovação do critério étnico-racial, todos os candidatos classificados nos grupos L2, L6, L10 e L14 (exceto os candidatos indígenas) terão a sua autodeclaração verificada pela Comissão Institucional de Heteroidentificação, dentro dos prazos, locais e horários estabelecidos no edital ou nas convocações posteriores. Já os candidatos classificados nas vagas destinadas a pessoas com deficiência, nos grupos L9, L10, L13 e L14, serão submetidos a uma perícia multiprofissional, também em conformidade com o Edital Nº 5/2021 do PS-ICG 2021.

A Comissão Gestora do PS-ICG 2021 recomenda que os candidatos confiram e atualizem seus dados pessoais no Sisu, especialmente endereço de e-mail e número de telefone. A Univasf poderá utilizar essas informações para entrar em contato com os candidatos ao longo do processo seletivo. Além disso, todos devem ler atentamente o edital do PS-ICG 2021, observando com cuidado a documentação da pré-matrícula, que este ano, em virtude da pandemia de Covid-19 acontecerá de forma on-line.

Todas as informações referentes ao PS-ICG 2021 são disponibilizadas no Portal do Processo Seletivo, onde também estão disponíveis os quadros com a concorrência e as notas mínimas, médias e máximas por curso e modalidade no processo seletivo (PS-ICG) de 2020. É importante destacar que as matrículas do PS-ICG 2020 ainda estão em andamento e as notas disponibilizadas no quadro poderão ser alteradas nos próximos meses. Mais informações sobre o PS-ICG 2021 podem ser obtidas no Edital Nº 5/2021.

Calendário do Sisu - Conforme o calendário do Sisu 2021, as inscrições no sistema prosseguem até o dia 9 de abril. A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 13 de abril e o prazo para o candidato não classificado na chamada regular participar da Lista de Espera será de 13 a 19 de abril. O cronograma completo do Sisu 2021 está disponível no site oficial da seleção.

Modalidades de Concorrência:

Grupo L1: para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L2: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L5: para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L6: para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L9: para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L10: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L13: para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo L14: para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Grupo Ampla Concorrência (A0): para os candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.