Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Agrodan assinam protocolo de intenções para parcerias em ensino, pesquisa e extensão

publicado: 08/04/2020 17h17 última modificação: 08/04/2020 17h17
Renata Freitas

Os gestores da Univasf visitaram a escola mantida pela Agrodan.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Agrodan Agropecuária assinaram um protocolo de intenções que visa ao estabelecimento de parcerias para a realização de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para fortalecer a imagem internacional da região. A assinatura do documento ocorreu na sede da Agrodan, no município de Belém do São Francisco (PE), no último dia 5 de março. Uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), no âmbito do Programa de Internacionalização da Univasf, o acordo foi assinado pelo vice-reitor no exercício do cargo de reitor, Telio Nobre Leite, e pelo administrador da empresa, Paulo Álvaro Roriz Dantas.

Também estiveram presentes à assinatura do protocolo a pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; o assessor de Relações Internacionais, Isnaldo Coêlho; e os professores Ítalo Herbert Lucena Cavalcante e Vespasiano Borges de Paiva Neto, representantes da Univasf na Câmara Setorial da Fruticultura Irrigada de Pernambuco, além de docentes e técnico-administrativos em educação da Univasf. A Agrodan é uma das maiores produtoras e exportadoras de manga do Vale do São Francisco e do país.

Além da assinatura do protocolo de intenções, durante a visita à fazenda, sede da empresa, os representantes da Univasf conheceram sua história, infraestrutura e os desafios que se apresentam à Agrodan. Também foram discutidas possíveis áreas de cooperação a serem desenvolvidas entre a Universidade e a empresa no futuro. Os gestores visitaram a escola mantida pela empresa, que tem 228 alunos, e a cooperativa de costureiras, que funciona na fazenda.

Cooperativa de costureiras que funciona na fazenda.

A parceria entre a Univasf e a Agrodan busca aproximar a Universidade das empresas exportadoras da região com o objetivo de estabelecer ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão. O administrador da empresa, Paulo Álvaro Roriz Dantas, visitou a Univasf em dezembro de 2019, quando iniciaram os diálogos para o estabelecimento do acordo, que foi formalizado em março último.

O assessor de Relações Internacionais, Isnaldo Coêlho, ressalta que o leque de possibilidades de interação institucional com as empresas que atuam na fruticultura na região é muito vasto. “Nosso objetivo com esta iniciativa é aglutinar as instituições de ensino e pesquisa e as empresas da região que tenham interesse em promover ações conjuntas, que, entre outros aspectos, possam fortalecer ainda mais a imagem do Vale do São Francisco no país e no exterior, já que somos uma forte região exportadora”, afirma.

O protocolo de intenções com a Agrodan prevê a realização de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento comunitário e atendimento a populações em estado de vulnerabilidade; organização de eventos culturais; intercâmbio de informações; oferta de capacitação técnica para funcionários da empresa; entre outras. Estas ações deverão ser executadas a partir de projetos e planos específicos a serem apresentados por membros da comunidade acadêmica interessados em atuar em conjunto com a empresa parceira.