Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Hospital Albert Einstein realizam nova edição do Workshop Design Thinking para o SUS

publicado: 14/09/2020 17h26 última modificação: 14/09/2020 17h26
Layla Shasta

Estão abertas as inscrições para o “Workshop Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, promovido online pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Hospital Albert Einstein (SP). As inscrições, que podem ser feitas até a próxima segunda-feira (21), são gratuitas e os interessados em participar passarão por um processo seletivo. Com 72 vagas disponíveis, o evento possui duas chamadas e, no ato de inscrição, os candidatos podem escolher as datas em que desejam participar. O primeiro Workshop acontece entre os dias 6 e 9 de outubro, enquanto o segundo será realizado no período de 3 a 6 de novembro.

A iniciativa busca incentivar o desenvolvimento de projetos que visem fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Podem participar do Workshop técnico-administrativos, professores e estudantes de qualquer área ou graduação, vinculados à Univasf, bem como profissionais ligados ao Hospital Universitário (HU-Univasf). As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário, no qual é necessário informar dados pessoais e categoria de participação, além de encaminhar um vídeo de apresentação. No processo seletivo serão avaliados tópicos como a qualificação dos candidatos quanto aos aspectos técnicos, gerenciais e de empreendedorismo, além de experiência na área de inovação. Mais informações sobre a seleção podem ser acessadas no site do evento.

O workshop será realizado pela equipe do Hospital Albert Einstein com o apoio da equipe local do projeto, composta por representantes da Univasf e do HU-Univasf. Durante a atividade, equipes multidisciplinares terão a oportunidade de aprender sobre a metodologia de Design Thinking e utilizá-la para realizar o levantamento de problemas que afetam os indicadores de saúde do Brasil e criar soluções com o potencial de transformar esses indicadores por meio da inovação. O professor do Colegiado de Medicina da Univasf Ricardo Santana de Lima explica que esta edição do projeto visa disseminar o método do Design Thinking, sociabilizando as ferramentas utilizadas anteriormente, e tem, também, o objetivo de promover a imersão dos participantes na metodologia, mesmo de maneira remota.

Além da Univasf, o “Workshop de Design Thinking para o SUS - inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde” também é realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e aconteceu pela primeira vez nas instituições em 2019. Na ocasião, foram selecionados discentes para vivenciar um período de imersão no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo (SP), desenvolvendo os empreendimentos articulados por eles no workshop. Os alunos selecionados na primeira edição desenvolveram uma pulseira para monitorar sinais de risco iminente para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estratégias para melhoria do atendimento de pacientes com doenças negligenciadas (Hanseníase e Leishmaniose).

Cronograma:

Período de inscrição dos participantes    – até 21 de setembro de 2020

Divulgação do resultado da seleção e comunicação aos inscritos – 25 de setembro de 2020

Divulgação final dos participantes – 2 de outubro de 2020

1º Workshop – 6 a 9 de outubro de 2020