Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Incra realizam projeto para analisar impacto socioeconômico do Pronera por meio de Etnografia Audiovisual

Notícias

Univasf e Incra realizam projeto para analisar impacto socioeconômico do Pronera por meio de Etnografia Audiovisual

publicado: 26/11/2025 15h19 última modificação: 26/11/2025 15h19


Em campo, a equipe realiza entrevistas e registros audiovisuais com participantes do Pronera.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram uma nova parceria para investigar, registrar e compreender os impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em todo o país. Trata-se do projeto “Pronera nas Telas: Estudo sobre o Impacto Socioeconômico do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária a partir da Etnografia Audiovisual”, uma iniciativa que articula pesquisa acadêmica e produção audiovisual para documentar histórias, práticas e transformações promovidas pelo programa em suas diversas modalidades. O Termo de Execução Descentralizada (TED), que formaliza a parceria entre as instituições, foi assinado em outubro, e as gravações já foram iniciadas.

As atividades envolverão equipes da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e da Vice-Reitoria da Univasf, em colaboração com a Coordenação-Geral de Educação, Arte e Cultura do Campo (DDE) do Incra. Juntas, essas equipes irão realizar a coleta de dados, entrevistas, registros audiovisuais e análises das práticas pedagógicas e sociais vinculadas ao Pronera.

O projeto prevê entrevistas filmadas e registros de campo em diferentes regiões do Brasil, com estudantes, educadores, gestores, lideranças sociais e demais atores envolvidos com o programa. A partir desse material, serão produzidos uma série documental composta por sete episódios e um filme etnográfico de média-metragem, com direção de Max Alvim. Os conteúdos serão destinados tanto à circulação em meios acadêmicos quanto à difusão nos territórios, contribuindo para fortalecer o debate público sobre educação do campo e reforma agrária.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro de 2027. As etapas incluem filmagens e pesquisa iconográfica, roteirização e montagem do material coletado, finalização da produção audiovisual etnográfica, realização de refações e ajustes quando necessários, aprovação final dos conteúdos, entrega dos produtos e, por fim, o lançamento dos resultados da pesquisa e das obras audiovisuais.

Além de documentar experiências, a pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do Pronera e oferecer subsídios para que instituições de ensino superior e lideranças dos movimentos sociais possam planejar futuros projetos financiados pelo Incra. Os resultados deverão orientar estratégias de fortalecimento do programa e ampliar sua contribuição para o desenvolvimento dos territórios rurais.

De acordo com o diretor da DACC, Thiê Gomes, a pesquisa oferecerá uma leitura aprofundada dos impactos e da relevância do Pronera para o Brasil. “Irá contribuir para registrar, divulgar e ampliar o Pronera em todo o país. Uma quantidade maior de pessoas poderá conhecer o programa e seus impactos”, afirma.

Sobre o Pronera – Política pública de educação do campo voltada para áreas de reforma agrária e territórios quilombolas, o Pronera tem como missão fortalecer o meio rural enquanto território de vida, em suas dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas. Ao longo de sua trajetória, o programa tem contribuído para ampliar o acesso à educação e promover autonomia, cidadania e desenvolvimento nos territórios rurais.

registrado em: , , ,