Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Prefeitura de Saúde (BA) estabelecem parceria para ações de gestão e monitoramento ambiental

publicado: 22/02/2018 15h09 última modificação: 23/02/2018 17h14
Mônica Santos
A assinatura do termo de compromisso aconteceu durante a abertura da I Jornada Pedagógica das Licenciaturas da Univasf .

O grupo de pesquisa Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (GEMA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Saúde (BA), cidade da região de Senhor do Bonfim. A parceria consiste na assinatura de um termo de compromisso que dá subsídio para que sejam realizadas atividades de avaliação, planejamento de gestão e monitoramento da bacia hidrográfica do rio Payaya e da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPTN) Maria Maria, localizadas no município.

A assinatura do termo de compromisso da parceria aconteceu durante a abertura da Jornada Pedagógica do Município de Saúde, em Saúde, no dia 30 de janeiro. Será desenvolvido um plano de manejo, com identificação de espécies, delimitação da área para turismo e da área de conservação e estratégias de gerência da reserva. Os trabalhos envolvem a participação de dez estudantes da Univasf e a atuação direta de professores e de um servidor do município, que irão acompanhar as atividades, sob a coordenação da professora do Colegiado de Ecologia Maria Otávia Crepaldi.

O objetivo da iniciativa é contribuir com os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na área socioambiental. De acordo com o professor do Colegiado de Geografia Gustavo Hees de Negreiros, essa foi a primeira parceria formalizada pelo GEMA, que vem desenvolvendo formas de colaboração com entidades no intuito de unir o poder público e reforçar a importância da preservação ambiental.

“Essa parceria é importante por abrir portas e facilitar o contato entre a universidade e entidades responsáveis. Além disso, mostra funções muito importantes da academia, como a de estender o seu conhecimento para a comunidade e oferecer um campo prático para estudantes, ensinando coisas essenciais, como a preservação de ecossistemas e de recursos hídricos, trabalhando, assim, para reverter problemas”, afirma Negreiros.