Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Secti-PE firmam cooperação técnica para compartilhamento de conteúdo da TV Caatinga pela TVPE

publicado: 27/07/2021 10h51 última modificação: 27/07/2021 10h51
Renata Freitas

Cooperação prevê ações de divulgação, distribuição, transmissão e veiculação de conteúdo audiovisual.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), firmaram um acordo de cooperação técnica para exibição pela TV Pernambuco de conteúdos audiovisuais produzidos pela TV Caatinga. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na última sexta-feira (23), na Reitoria da Univasf, em Petrolina (PE), pelo reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, e pelo presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Ivan Júnior. O documento que formaliza a parceria também foi assinado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Lucas Ramos.

A parceria visa promover a mútua cooperação com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas relacionadas à divulgação, distribuição, transmissão e veiculação de conteúdo audiovisual, bem como ao apoio técnico e à elaboração e análise de projetos de engenharia de telecomunicações para promoção e difusão da comunicação pública em Pernambuco e no semiárido nordestino. Algumas produções da TV Caatinga já são exibidas pela TVPE desde 2019. Com a formalização, por meio da assinatura do Termo de Cooperação, a participação do conteúdo produzido pela TV Caatinga na programação da emissora será consolidada e ampliada nos próximos anos.

Entre os programas da RTV Caatinga que serão transmitidos pela TVPE, destacam-se: Leia+; Ciência no Semiárido; É Assim que Eu Falo; Entre um café, uma prosa; Memória Sertão; Meio Ambiente; Nossa Rua; O Causo é Sério; Quero Ser; Sabores da Caatinga; Se Liga Univasf; Sertão Saudável, Sou Forró; Sou São João; Sou Sertão, Univasf Debate; Viva Caatinga e COVID 19: Ações e Cuidados. Criada em setembro de 2012, a TV Caatinga possui uma produção diversificada de conteúdos educativos, científicos e culturais, produzidos de forma contextualizada com a realidade do semiárido.

O diretor técnico da TV Caatinga, Jaldo Lopes, diz que a WebTV surgiu com a missão de levar a produção acadêmica para a sociedade. “Através dessa parceria com a TVPE, nós estaremos chegando a uma área maior de abrangência e ampliando, assim, o número de telespectadores para as nossas produções”, observa. Ele também destaca a possibilidade da realização de trabalhos em coprodução com a TV Pernambuco. “Poderemos trabalhar juntos, em coproduções, em matérias em rede, abordando temas relevantes e falando da educação, saúde, ciência e cultura na região do Vale do São Francisco, como uma importante ferramenta de difusão científica”, afirma Lopes.

O reitor da Univasf, Paulo Fagundes, ressalta que a parceria construirá uma via de mão dupla, possibilitando a vinculação de conhecimentos, informações, inovações, ciência e cultura articuladas com ações relevantes de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Instituição. “Universidade e governo de Pernambuco se unem não somente pela comunicação, mas a favor da possibilidade de fomentarem e executarem ações de política de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, vislumbrando à ampliação e interiorização da base de competências científicas e tecnológicas do estado, tendo como instrumento de visibilidade a educação tecnológica e a promoção da radiodifusão pública e seus serviços conexos”, destaca Fagundes.

A produção da TV Caatinga está disponível no seu canal no YouTube. As ações da WebTV da Univasf também podem ser acompanhadas pelo Facebook e pelo Instagram.