Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf está com inscrições abertas para Treinamento em Base de Dados

Notícias

Univasf está com inscrições abertas para Treinamento em Base de Dados

publicado: 28/11/2017 16h41 última modificação: 28/11/2017 16h41
João Pedro Ramalho
Podem se inscrever estudantes,  servidores e  membros da comunidade externa.

Podem se inscrever estudantes, servidores e membros da comunidade externa.

O trabalho com a Clarivate Analytics, uma plataforma que reúne diversas ferramentas de pesquisa, será o foco do Treinamento da Base de Dados, promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf (SIBI) e pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário (HU), ambos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O curso é gratuito e será realizado no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h, no Auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

As inscrições devem ser feitas online, por meio do Sistema de Gestão de Eventos da Univasf. Ao todo, estão disponíveis 140 vagas. Podem se inscrever estudantes e servidores da Univasf e também membros da comunidade externa. A organização recomenda aos participantes que levem um notebook para a aula.

O curso será ministrado pela analista de treinamento da Clarivate Analytics, Deborah Dias. Serão abordadas quatro ferramentas de pesquisa: a Web of Science (WoS), uma base multidisciplinar que reúne artigos de revistas científicas e trabalhos de eventos em todo o mundo; a Derwent Innovations Index, que combina outras ferramentas em um banco de dados útil para localização de patentes; a Journal Citation Reports (JCR), que disponibiliza informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas em todas as áreas de conhecimento, e o EndNote, um gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos.

De acordo com o bibliotecário do HU-Univasf, Fabio Oliveira Lima, o treinamento é uma oportunidade para conhecer uma nova fonte de informações, que é útil na vida acadêmica. “É importante que o público conheça essa base de dados, que é mais abrangente, e se torne mais autossuficiente em suas pesquisas científicas”, afirma Lima.