Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf homenageia com Doutor Honoris Causa professores Raimundo Braz Filho e Eliezer Barreiro, das Ciências Farmacêuticas

publicado: 01/12/2023 15h56 última modificação: 01/12/2023 15h56

Homenagem na UFRRJ ao professor Raimundo Braz Filho. Fotos: Isabela Soares/UFRRJ

Dois grandes nomes da ciência brasileira receberam o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os homenageados com a mais nobre honraria que pode ser concedida por uma universidade foram os professores Raimundo Braz Filho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Eliezer J. Barreiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ambos têm atuação de grande relevância nas Ciências Farmacêuticas no Brasil e no mundo. As solenidades ocorreram nas Instituições dos agraciados, na última sexta-feira (24), com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e do professor do Colegiado de Farmácia (CFarm), Jackson Guedes, proponente das homenagens ao Conselho Universitário (Conuni).

A concessão dos títulos foi aprovada pelo Conuni, em reunião ordinária realizada em 25 de agosto último, conforme a Decisão Nº 86/2023. Além de uma extensa carreira dedicada à pesquisa e à docência em suas áreas, os professores homenageados deram importantes contribuições para a criação dos cursos de graduação em Farmácia e de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido, o atual Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB), da Univasf.

A cerimônia de outorga do Doutor Honoris Causa ao professor Raimundo Braz Filho, referência na área de Química de Produtos Naturais no Brasil, foi realizada pela manhã no gabinete da Reitoria da UFRRJ, em Seropédica (RJ), município onde está situada a Instituição. Estiveram presentes o reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues; servidores da Universidade, familiares e amigos do homenageado. Braz Filho, cearense de nascimento, já atuou na Universidade Federal do Ceará (UFC); na UFRRJ e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde foi reitor no período de 2003 a 2007.

À tarde, o título de Doutor Honoris Causa da Univasf foi entregue ao professor emérito da UFRJ Eliezer J. Barreiro. A cerimônia aconteceu no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e contou com a presença do reitor da UFRJ, Roberto Medronho; do diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), José Garcia Abreu; e do decano do CCS, Luiz Eurico Nasciutti, além de professores, estudantes, técnicos administrativos, familiares e comunidade em geral. Barreiro é referência em farmacologia brasileira e nas ciências biomédicas, tendo atuado principalmente na área de Química Farmacêutica Medicinal.

Homenagem na UFRJ ao professor Eliezer Barreiro. Fotos: Fábio Café/UFRJ.

O simbolismo das cerimônias, que não foram realizadas na Univasf devido à condição de saúde dos homenageados, foi marcado também por muita emoção entre os presentes nas duas universidades anfitriãs. “Prestar essa homenagem aos professores Raimundo e Eliezer é uma forma de preservar a trajetória das ciências farmacêuticas no país, além da própria história dessa área do conhecimento na Univasf”, ressaltou o professor Jackson Guedes, que também é docente do PPGB, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) e coordenador no Brasil da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (FB2NP).

O reitor Telio Nobre Leite destacou a relevância dos homenageados para a Univasf. “Os professores foram muito importantes para a criação dos nossos cursos, pois atuaram na formação de muitos docentes que fazem parte do quadro da Univasf e contribuíram, de forma significativa, para a criação do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. São como mentores, inspirações para um grupo de docentes, que também tem inspirado os nossos estudantes”, disse.

O Doutor Honoris Causa é a mais alta honraria concedida por Universidades brasileiras a pessoas que tenham contribuído para o progresso da ciência, das letras, da arte e cultura. Antes dos professores Raimundo Braz e Eliezer Barreiro, a Univasf outorgou o Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor petrolinense Geraldo Azevedo, numa homenagem conjunta com a Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e Faculdade de Petrolina (Facape), e à arqueóloga Niéde Guidon, por suas contribuições para o conhecimento sobre a história da humanidade e seu trabalho de preservação no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

*Agradecemos as Assessorias de Comunicação da UFRRJ e da UFRJ pela cobertura e cessão das imagens das solenidades.