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Univasf institui Comissão Noésis para elaborar proposta de atividades acadêmicas remotas

publicado: 23/06/2020 17h19 última modificação: 23/06/2020 17h36
Renata Freitas

A palavra de origem grega Noésis, que significa conhecimento imediato, dá nome à comissão de representantes da comunidade acadêmica que irá elaborar a proposta de atividades remotas a ser adotada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante a pandemia de Covid-19. A comissão foi instituída pelo Conselho Universitário (Conuni), na reunião Extraordinária no dia 10 de junho. E na última sexta-feira (19) durante reunião Ordinária do Conuni, foi criada a Comissão Gestora da Noésis, responsável pela gestão de todo o processo de desenvolvimento da proposta de resolução para atividades remotas, previsto para ser concluído até 31 de agosto.


Comissão gestora durante primeira reunião, realizada ontem.

Formada por 17 membros do Conuni, representando os discentes e docentes dos sete campi, os Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e o sindicato dos docentes, a Comissão Gestora realizou na manhã de ontem (22) a primeira reunião de trabalho online. Durante o encontro, os integrantes escolheram o professor do Colegiado de Ciências Sociais Adelson Dias de Oliveira para ser o presidente da comissão gestora. Também foi definido o cronograma de atividades para elaboração da proposta, que prevê a realização de um diagnóstico da situação de discentes e docentes e um seminário multidisciplinar, cujo objetivo é analisar a viabilidade da implantação de atividades remotas na Instituição.

A comissão Noésis contará com a atuação de outras três comissões, denominadas comissão Administrativa, comissão Temática e comissão de Base. De acordo com o professor Adelson Oliveira, a comissão Administrativa terá caráter operacional e será formada por representantes de diversos setores administrativos da Univasf. A comissão Temática terá a participação de docentes de todos os colegiados acadêmicos e será, entre outros papeis, responsável pela execução do diagnóstico no âmbito de cada campus, coordenando o trabalho na comissão de Base, composta a partir de cada curso. Já a comissão de Base, que terá como membros docentes e estudantes de todos os campi, atuará na operacionalização do diagnóstico. Todas estas comissões serão formadas nos próximos dias.

A realização do diagnóstico será a primeira ação a ser executada. O objetivo é conhecer as condições dos discentes relativas ao acesso a tecnologias da informação e à disponibilidade de conexão com a internet, bem como a situação de trabalho dos docentes. O diagnóstico será realizado por curso e por campus. A expectativa é que o diagnóstico geral da Universidade, com a avaliação consolidada destas questões, esteja concluído até 31 de julho.

O professor Oliveira, lembra que a Univasf permanece com o calendário acadêmico suspenso desde 16 de março, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos federais, estaduais e municipais dos locais onde tem campus. Segundo ele, a princípio, a ideia é que a comissão Noésis apresente uma proposta de atividades extracurriculares que possam ser realizadas mesmo como o calendário suspenso e que posteriormente possam ser aproveitadas pelos estudantes para dispensar créditos nos cursos, conforme prevê a Resolução Nº 2/2018 da Câmara de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

“Não estamos falando que os professores poderão ministrar atividades curriculares com o calendário suspenso. Mas sim trabalhar com atividades extras que, depois de regulamentadas, podem ser aproveitadas para dispensa de créditos de disciplinas”, explica Oliveira. O professor ressalta que a Portaria Nº 544/2020 do Ministério da Educação (MEC) possibilitou às Universidades a implementação de aulas em meios digitais em substituição às aulas presenciais, enquanto houver a situação de pandemia do novo coronavírus. “Ao final do diagnóstico e após a realização do seminário, teremos uma posição em relação ao programa que será proposto para ser adotado na Univasf”, conclui o presidente da Comissão gestora da Noésis.

Cronograma

Elaboração de parâmetros para diagnóstico – até 23 de junho de 2020

Composição das Comissões de especialistas – até 29 de junho de 2020

Atualização cadastral dos discentes – até 30 de junho de 2020

Realização de Survey ou similar – até 10 de julho de 2020

Realização de seminário multidisciplinar – piloto – até 13 de julho de 2020

Avaliação de seminário multidisciplinar – até 20 de julho de 2020

Análise – proposição de ações médio/longo prazo – até 31 de julho de 2020

Proposição de minuta de atividades remotas – até 31 de agosto de 2020