Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias nesta quarta-feira (2)

publicado: 31/05/2021 12h19 última modificação: 31/05/2021 14h28
Júlia R. Mendes

Relembrar ações artísticas e culturais que marcaram a trajetória da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estabelecer novos diálogos com artistas de diferentes linguagens da região. Estes são os objetivos do projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias, que promoverá encontros quinzenais com os artistas para debater o fazer artístico em tempos de pandemia. A live de lançamento será nesta quarta-feira (2), com a presença do músico e compositor Dalmo Funchal. A transmissão acontecerá a partir das 19h, pelo Instagram da DACC.

O bate-papo desta semana também terá a participação do servidor da DACC Thiê Gomes, que fará a apresentação da live. Dalmo Funchal, convidado para o lançamento do projeto, é psicólogo formado pela Univasf. Durante a graduação, ele foi estagiário da DACC e participou de vários projetos e eventos culturais realizados pelo setor, entre eles Palco MPB, Ensaios Musicais e Encontros Poéticos.

O projeto Artes no Velho Chico: Velejando em Ideias será dividido em três etapas. Na primeira, será feito o resgate histórico de ações culturais promovidas pela DACC, que é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com encontros virtuais com artistas que já participaram dessas ações. No segundo momento, haverá debates com servidores e estudantes da Univasf que atuam na área de arte e cultura sobre produção cultural. E na terceira etapa, o projeto reunirá artistas e produtores culturais do Vale do São Francisco para discutir e planejar, em conjunto com a DACC, ações futuras que possam integrar a comunidade artística da Universidade e os artistas regionais, durante e após a pandemia de Covid-19.

De acordo com Thiê Gomes, que dividirá a apresentação das lives com o diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, René Cordeiro, a DACC vem produzindo, há muitos anos, eventos ligados às várias linguagens artísticas, na área da música, dança, poesia, teatro etc. “Com o surgimento da pandemia, esses eventos não puderam mais acontecer. Esse projeto surge como uma forma de dialogar para trazermos a trajetória da DACC e de todos esses eventos, para que as pessoas conheçam o que já foi feito, e pensarmos juntos em como dar continuidade a ações culturais diversas no futuro, mesmo num cenário de distanciamento social, como o que vivemos atualmente”, pontua.

registrado em: , , , ,