Notícias
Univasf oferece treinamento gratuito em Ginástica Brasileira para pessoas idosas
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para um programa de treinamento em Ginástica Brasileira voltado à promoção da saúde, da autonomia e da capacidade funcional de pessoas idosas. A iniciativa é promovida pelo Grupo de Estudos do Desempenho Humano Associados à Capoeira (GEDHAC) e integra um projeto de pesquisa destinado a homens e mulheres com 65 anos ou mais.
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. O programa terá duração de 12 semanas, com atividades realizadas no período matutino, e disponibiliza 60 vagas. O treinamento é direcionado a participantes que tenham disponibilidade para comparecer regularmente às atividades ao longo do programa.
A ação integra o projeto guarda-chuva intitulado “Efeitos do treinamento de capoeira sobre aspectos morfofuncionais, cardiometabólicos, cognitivos e qualidade de vida de pessoas idosas: um ensaio clínico randomizado”, coordenado pelo professor do Colegiado de Educação Física Sérgio Rodrigues Moreira. A Ginástica Brasileira é uma atividade física que utiliza elementos da cultura brasileira, especialmente da capoeira. Trata-se de um exercício multicomponente, por envolver exigências cardiorrespiratórias, força muscular, equilíbrio e flexibilidade.
Os participantes selecionados terão acesso gratuito a diversas avaliações e acompanhamentos, como monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), exame de densitometria óssea (DEXA), exames sanguíneos, além de avaliações física, cognitiva e funcional. O programa também inclui treinamento físico voltado à saúde e à capacidade funcional, com orientação de profissionais qualificados.
Para garantir a efetividade dos resultados, será necessária a participação exclusiva dos inscritos neste programa de exercício físico durante o período de execução do projeto. “Nosso objetivo é investigar os efeitos do treinamento de capoeira sobre aspectos morfofuncionais, cardiometabólicos, cognitivos e a qualidade de vida de pessoas idosas”, explica a estudante de doutorado Lorrana Kayola, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, uma das discentes à frente do projeto.
As avaliações prévias ao início do projeto estão previstas para começar no dia 18 de fevereiro. As aulas devem ter início, possivelmente, na segunda semana de março. As atividades ocorrerão na sala 3 do Complexo Poliesportivo, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (87) 9 9106-0836.
